quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Quase metade dos portugueses só entende frases curtas e cálculos básicos

 Portugal está abaixo da média da OCDE. Somos maus a fazer contas, mas o pior é mesmo a


compreensão de textos.

É a primeira vez que Portugal participa neste estudo, realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), no âmbito do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), e com resultados publicados esta terça feira.

Uma vez foi suficiente para fazer ver aos portugueses que o sistema de ensino tem muito por onde melhorar — Portugal está abaixo da média da OCDE tanto no que a toca a literacia como a numeracia.

Na verdade, somos o penúltimo país numa tabela de 31 países encabeçada pela Finlândia, e estamos só acima do Chile. Ler mais

Tribunal condena banco devido à letra pequena usada nos contratos

Com este comentário: os jornais e os jornalistas continuam a "acreditar" que a Deco-Proteste é uma cândida associação de consumidores, quando na realidade é uma empresa com múltiplos rostos que se faz passar fraudulentamente por associação… O Ministério Público, já alertado, terá de intervir, a fim de se pôr cobro a este logro de inenarráveis consequência. Não é possível enganar durante todo o tempo toda a gente… sem consequências, que terão de ser exemplares!

INEM deixou mais de 2.300 chamadas sem resposta no pior dia das greves: é o número mais alto em 10 anos

 O INEM deixou por atender mais de 2.300 chamadas no pior dia das greves – apenas tiveram resposta 2.510 chamadas, no que foi mesmo o número mais baixo em 10 anos, apontou esta quarta-feira o jornal ‘Público’.

A 4 de novembro – quando se sobrepuseram duas greves e não houve cumprimento dos serviços mínimos -, as centrais telefónicas do Instituto Nacional de Emergência Médica deixaram 2.305 chamadas sem resposta, embora muitas correspondam a chamadas de pessoas que, sem conseguirem atendimento nos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes), onde as chamadas são triadas, desligavam o contacto e voltavam a ligar.

Nesse dia, apontou o jornal diário, as centrais do 112 atenderam 16.614 pedidos de ajuda, dos quais 4.815 foram reencaminhados para o INEM. “Não nos surpreende o número de chamadas perdidas, pelo contrário, considerando que muitas chamadas são encaminhadas pela linha SNS24, ou diretamente pelos bombeiros, não passando na central 112, o número de chamadas real que ficou por atender será manifestamente superior”, apontou Rui Lázaro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Ler mais

Justiça não consegue investigar eventuais fraudes no PRR: comissão de auditoria terá ‘escondido’ documentos

 

A Comissão de Auditoria do PRR (CAC) terá impedido o Ministério Público de consultar documentos relevantes, indicou esta quarta-feira o ‘Jornal de Notícias’: o organismo liderado pelo inspetor-geral da Finanças terá colocado obstáculos ao trabalho de prevenção criminal, uma acusação negada pela IGF. 

A acusação, de acordo com o jornal diário, consta do último relatório de acompanhamento do Ministério Público na CAC, em que a procuradora referiu que pediu acesso a auditorias externas, atas, análises e relatórios, sendo que a comissão “inviabilizou o acesso à maioria dos documentos”. A responsável salientou que tem acesso a todas as informações ao abrigo da lei, pelo que “não compete ao CAC obstaculizar, sob qualquer forma ou pretexto”, o acesso à informação – isto porque o Ministério Público só pretende “apurar eventuais situações de risco de falência ou falha relevante de controlo relativamente a condutas suscetíveis de responsabilização criminal”.

A recusa, apontou a procuradora, tem por consequência “a limitação do acompanhamento da atividade do CAC no quadro das suas competências de prevenção criminal”. Desta feita, o Ministério Público referiu que não tinha informação suficiente para se pronunciar sobre a evolução da correção das falhas anteriores no sistema de controlo do PRR – nos três relatórios prévios, detetou-se falhas na deteção e encaminhamento de casos de corrupção, fraude, conflitos de interesse e duplo financiamento.

“Por vezes, o Ministério Público solicita documentação relativa à ação de entidades externas, a qual é de exclusiva responsabilidade destas entidades, a quem compete avaliar sobre a sua disponibilização”, informou a IGF. Assim, sempre que são solicitados documentos externos, a CAC assegura que pede àquelas entidades “a sua disponibilização ao MP”.

 

Programa solidário promove chamadas telefónicas para combater a solidão pelo país


Teve início a terceira edição da iniciativa ‘Uma Voz Contigo!’, uma ação que visa diminuir o isolamento social e que promove a interação entre voluntários e pessoas com mais de 65 anos. Através da realização de chamadas telefónicas semanais, durante três meses, entre o mesmo voluntário e beneficiário, o projeto pretende melhorar o bem-estar social e emocional de pessoas muitas vezes em situação de solidão.

A iniciativa parte da ‘Estou Contigo!’, uma associação de caráter social sem fins lucrativos, dedicada a criar uma sociedade mais empática e informada e apoiar várias causas ao longo de diversos grupos etários.

Todos os voluntários participam numa sessão online de onboarding, onde é explicada a dinâmica e se partilham dicas essenciais, como sugestões de temas de conversas para as chamadas telefónicas. Ler mais

Imprensa Escrita - 11-12-2






A contribuição das empresas multinacionais aos objetivos do desenvolvimento sustentával

 


ODS Consumidor

O NATAL E O ASSÉDIO DAS CRIANÇAS PELA PUBLICIDADE

  Não são só os brinquedos, os jogos, os artefactos da mais avançada das tecnologias. São também as guloseimas, os chocolates, que sabemos n...