domingo, 3 de março de 2024

Rádio Valor Local - Consultório do Consumidor


“Gostava de saber se há alguma forma de impedir que a Cofidis e as Companhias de Seguros de Saúde, me telefonem insistentemente para me vender créditos e seguros de saúde.

Já bloqueei o meu número de telefone e agora ligam insistentemente para o meu marido.  Nunca fomos clientes…”

(Sónia Silva – Azambuja)

Apreciada a factualidade, cumpre responder:

  1. A privacidade nas comunicações electrónicas inibe as empresas de contactar os consumidores no seu domicílio:

“Está sujeito a consentimento prévio e expresso do assinante que seja pessoa singular, ou do utilizador, o envio de comunicações não solicitadas para fins de marketing directo, designadamente através da utilização de sistemas automatizados de chamada e comunicação que não dependam da intervenção humana (aparelhos de chamada automática)…” (Lei 41/2004: n.º 1 do art.º 13-A).

  1. A coima oscila entre 5 000 e 5 000 000 € (Lei 41/2004: art.º 14).
  2. A Lei das Práticas Comerciais de 2008 proíbe o assédio: “insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a algo ou a alguém.”
  3. Tal lei considera como agressivas, entre outras, em qualquer circunstância, as práticas seguintes:
  • o contactar o consumidor através de visitas ao seu domicílio, ignorando o pedido daquele para que o profissional parta ou não volte…
  • o fazer solicitações persistentes e não solicitadas, por telefone, telecópia, correio electrónico ou qualquer outro meio de comunicação à distância…”
  1. Tais práticas constituem ilícitos de mera ordenação social (contra-ordenações económicas graves) passíveis de coima, consoante o talhe da empresa (entre 10 e 49 trabalhadores; entre 50 a 249; e de 250 ou mais).
  • pequena – de 4 000€ a   8 000 €
  • média –  de   8 000€ a 16 000 €
  • grande –  de 12 000 € a 24 000 €
  1. No limite, o assédio é crime (Código Penal: artigo 154-A) cuja moldura penal é de prisão até 3 anos ou pena de multa.

EM CONCLUSÃO

  1. A privacidade nas comunicações electrónicas inibe as empresas de contactar os consumidores no seu domicílio, a menos que haja prévio e expresso consentimento, sob pena de coima de 5 000 € a 5 000 000 € (Lei 41/2004: n.º 1 do art.º 13-A; n.º 1 do art.º 14)
  2. O assédio (solicitações persistentes por telefone) constitui prática comercial desleal, na modalidade “agressiva”,  passível de coima (DL 57/2008: alínea c) do art.º 12)
  3. A coima, consoante a dimensão da empresa, varia entre um mínimo e um máximo: se de média empresa se tratar, de 8 000 € a 16 000€ (DL 57/2008: n.º 1 do art.º 21).
  4. No limite, pode constituir um crime passível de prisão até 3 anos ou multa (Código Penal: n.º 1 do art.º 154-A).

Tal é, salvo melhor juízo, o nosso parecer.

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO – Portugal

E se o primeiro da fila...

sexta-feira, 1 de março de 2024

Isto é o Povo a Falar 23-2-2024

 


T4 - Direitos do Consumidor com Mário Frota #15

Ver mais

TAP reforça ligações com Brasil e América do Norte

 

A TAP anunciou esta quinta-feira, dia 29, um aumento significativo na sua oferta de voos de longo curso durante o verão de 2024, concentrando-se especialmente em mercados estratégicos, como o Brasil e a América do Norte.

No Brasil, a TAP adicionará seis voos semanais para Recife, totalizando agora 13 frequências semanais. Para Fortaleza e Rio de Janeiro, serão acrescentados dois voos por semana, atingindo nove e 12 voos semanais, respectivamente.

A operadora também intensificará as ligações entre Lisboa e diversas cidades brasileiras, como Belém, Brasília, Natal/Maceió, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, com um acréscimo de um voo por semana em cada rota. Ler mais

Vender a íris por criptomoedas: jovens portugueses fazem fila por dinheiro “fácil” (mas há riscos)

Cada vez mais jovens portugueses vendem os seus dados biométricos por “uns tostões” em centros comerciais. Mas há consequências.

Dinheiro fácil, rápido e na teoria grátis sempre foi o maior chamariz e recentemente, são as bancas da empresa Worldcoin, do criador do ChatGPT, que atraem mais atenções por todo o país.

Por 10 tokens WLD — valor em criptomoeda que vale, no momento em que este artigo é redigido, com a taxa de câmbio atual, aproximadamente 70 euros — a empresa pede algo em troca que envolve pouco ou nenhum esforço: a leitura da sua íris. Ler mais

Portugueses estão a apostar mais nos jogos sociais: 8,6 milhões de euros diários para arriscar a sorte

 

Os portugueses apostaram 3.136 milhões de euros em jogos sociais em 2023, indicou esta sexta-feira o jornal ‘Público’: os dados dizem respeito aos jogos sociais geridos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o que perfaz uma média diária de 8,6 milhões de euros, uma subida de mais 72 milhões de euros face a 2022.

A lotaria instantânea – vulgo, a raspadinha – é o jogo preferido dos portugueses, com um volume de apostas de 1.836 milhões de euros (mais 122 milhões do que há um ano): em 2022, a raspadinha registou um volume de vendas de 1.714 milhões, tendo sido atribuídos 1.072 milhões em prémios.

No entanto, apesar dos números positivos, há jogos em declínio, em particular a Euromilhões e Placard, que desde 2021 têm registado uma redução do volume de vendas brutas. Em 2021, o jogo europeu registou cerca de 605 milhões em vendas, tendo descido no ano seguinte para 568 milhões – viria a cair em 2023 para 514 milhões. De acordo com a Santa Casa, esta queda é atribuída “à perda de hábitos regulares de jogo dos apostadores e à ausência de ciclos naturais longos que conduzem os níveis de jackpot para valores acima dos 100 milhões de euros” em prémios – há também a registar a concorrência do Eurodreams, lançado em novembro de 2023. Ler mais

Encuentro Denaria - España- Portugal

 


LUNES

11 de MARZO  2024

  

Localización

Badajoz

Sede Caja de Almendralejo

 

12,00h.- Inicio de reunión

 12,15.- Presentación Denaria España y Denaria Portugal

 -       Javier Rupérez

-       -    Mario Frota

 12,30h.- La experiencia Denaria

                       Experiencia internacional

                        Mario Valls Martín

            Experiencia español

                        Esteban Sastre / María Crespo

 13,15h.- Ejemplo de buenas prácticas. Cajeros en desiertos bancarios.

                 -       Caja de Almendralejo

-       Diputación de Badajoz

Intervención del representante de la Caja y de la diputación

 

14,00h.- Break

 15,00h.- Estrategia de coordinación y programación de actividades

 -       Esteban Sastre/ María Crespo

-       Paulo Padrão

 16,00h.- Clausura.

                     -       Mario Frota

-       Javier Rupérez

The Brief – A fatídica primeira viagem da DSA

A Lei de Serviços Digitais entrou em vigor após a primeira multa ser aplicada a X. Mas enquanto as grandes empresas de tecnologia e a admini...