sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Ford quer produzir mais de 2 milhões de elétricos em 2026

 

A uma taxa anual de produção de 600.000 veículos elétricos até final do próximo ano, a fabricante norte-americana quer superar os 2 milhões no final de 2026.

Os objetivos ambiciosos e de descarbonização são parte do plano Ford+. A fabricante-norte-americana espera uma taxa de crescimento anual para o segmento dos veículos elétricos superior a 90% até 2026, mais do dobro do crescimento global previsto para a indústria. A taxa anual de produção será de 600.000 veículos elétricos (VE) até final de 2023 e superior a dois milhões no final de 2026, segundo o comunicado da Ford.

Para atingir essas metas, a Ford já adquiriu aproximadamente 70% da capacidade de baterias de que necessita para suportar uma taxa global anual de mais de 2 milhões de VE até finais de 2026.
A Ford e a CATL - o maior produtor mundial de baterias - assinaram um memorando de entendimento separado, não vinculativo, para explorar uma cooperação para o fornecimento de baterias nos mercados da companhia norte-americana em toda a China, Europa e América do Norte. Ler mais

“A covid criou um desafio enorme para o transporte público”

 Em tese, é possível uma cidade sem carros? E há uma abordagem sensorial à vida urbana? A partir de Manchester, Chris Murray, director da organização Core Cities Uk, um lobby a favor da qualidade de vida nas grandes cidades britânicas fora de Londres, defende, em entrevista ao Portugal Mobi Summit (PMS), essa ligação entre “a psicologia e a cidade”.

“A psicologia urbana usa técnicas da psicologia clínica e tenta aplicá-las. Faz testes para perceber se uma cidade é introvertida ou extrovertida, temos na nossa rede um psicoterapeuta residente a olhar para o desenho da cidade (Manchester). São princípios de neurociência, olhamos para o problema da poluição e degradação nas grandes metrópoles. Todos concordam que o lugar afeta fundamentalmente o nosso desenvolvimento e bem estar enquanto seres humanos”, observa Chris Murray. Falamos de ligações sensoriais, portanto. Ler mais

Regime Covid permitiu 22.134 contratos no valor de 2 mil milhões de euros de janeiro de 2021 a março de 2022

 

A grande maioria do montante - na ordem dos 88,5% - tem origem em 700 contratos isentos de fiscalização prévia.

O número de contratos públicos ao abrigo do regime excecional, devido à pandemia de Covid-19, atingiu 22.134 entre janeiro de 2021 e março deste ano, num total de 1973 milhões de euros, disse o Tribunal de Contas (TdC).

Num relatório de acompanhamento dos contratos abrangidos pelo regime de exceção previsto, a entidade referiu que no período em análise, que abrangeu todo o território nacional (continente, Açores e Madeira) e incidiu sobre "Contratos Covid 19" e "Outros contratos", o portal BASE "continha 22.134 contratos, no montante total de cerca de 1973 milhões de euros". Ler mais

Dados vagos. TdC volta a apontar falhas na divulgação dos contratos públicos

Relatório aponta que formulários de comunicação ao portal BASE foram preenchidos de forma incompleta ou com dados vagos.

O Tribunal de Contas (TdC) volta a apontar falhas na divulgação dos contratos, críticas que constavam já em relatórios anteriores. Neste novo documento, os juízes do Palácio Ratton dizem que os formulários de comunicação ao portal BASE, onde devem ser registados os contratos públicos, foram preenchidos de forma incompleta ou com dados, muitas vezes, vagos. Além disso, em muitos casos, a "fundamentação, de facto, foi insuficiente". Ler mais

Consumo etiquetará los productos eléctricos y electrónicos en función de su reparabilidad

 El Ministerio de Consumo está desarrollando un Índice de Reparabilidad que clasificará a los productos eléctricos o electrónicos. La iniciativa consiste en la creación de un sello que acompañará al producto en su embalaje y que ayudará a los consumidores a tomar mejores decisiones en el momento de la compra.

El objetivo de Consumo es incentivar, tanto en consumidores como en fabricantes, la reparabilidad frente a la obsolescencia, como forma de reducir la huella ecológica.

Así lo ha anunciado esta mañana el ministro de Consumo, Alberto Garzón, durante una conferencia organizada por Nueva Economía Fórum con motivo del Día Mundial de los Derechos del Consumidor. Durante su intervención, Garzón ha explicado que su cartera está inmersa en dos líneas de trabajo paralelas. La primera es el plan integral de consumo saludable en el que se insertan todas las medidas relacionadas con la promoción de hábitos beneficiosos para la salud. En segundo lugar, el departamento va a poner en marcha un paquete de medidas, donde se integra el Índice de Reparabilidad, para la promoción del consumo sostenible. Garzón ha explicado que se trata de un derecho de los consumidores para tomar decisiones acertadas. Ler mais

La obsolescencia programada, en el punto de mira: ¿qué hacemos en España para luchar contra la corta vida útil de los dispositivos tecnológicos?

 La obsolescencia programada afecta a los consumidores de manera económica y de manera psicológica porque entran en un ciclo de comprar, usar y tirar hasta llegar a desear productos que no necesitan.

Alemania planta cara a la obsolescencia programada de los dispositivos: quieren actualizaciones y repuestos durante 7 años

 
El Gobierno alemán ha anunciado el borrador de ley para que los fabricantes de teléfonos, tabletas, ordenadores y demás ofrezcan actualizaciones de software y piezas originales a precios razonables durante al menos siete años.

Sistema Volta facilmente aldrabado com iogurte (atualização)

  Durante o dia de ontem, publicámos um artigo onde revelámos que um utilizador do   Reddit   tinha encontrado uma forma de enganar o sistem...