quarta-feira, 21 de abril de 2021

Compra e venda e garantia de bens móveis

O professor Mário Frota irá novamente conversar connosco, em direto, na terça-feira dia 20 de abril às 21:00h, desta vez sobre "Compra, venda e garantia de bens móveis".

Se tiver alguma questão que gostasse de ver esclarecida sobre o assunto, envie mensagem privada para a página da Phorma TV ou para a da Associação Portuguesa de Direito do Consumo.

O evento estará disponível tanto aqui, na página da Phorma.TV como na página da APDC (fb.com/apdconsumo). Ver mais

 

terça-feira, 20 de abril de 2021

Recebeu uma carta do INE? 15 perguntas e respostas sobre os Censos 2021

Já está em marcha a maior operação estatística empreendida em Portugal. Os códigos para o preenchimento dos Censos 2021 já começaram a chegar às caixas de correio e arranca hoje a fase de respostas. Não há perguntas sobre a origem etnico-racial, mas a emigração portuguesa é pela primeira vez escrutinada. Lembre-se que não responder dá direito a multa. Assim, aqui fica um guia para saber o que deve fazer e que cuidados ter. 

 1. O que são os Censos, quem os realiza e para que servem?

O Recenseamentos da População e da Habitação – ou CENSO – é a maior operação estatística realizada em qualquer país.

Os inquéritos abordam temas como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação. Os dados censitários permitem a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, bem como a comparação com outras sociedades e países. Ler mais

Estão a ser criados 280 postos de vacinação para vacinar 100 mil pessoas por dia

 
Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse hoje à Lusa o coordenador da ‘task force’.

 Segundo o vice-almirante Gouveia e Melo, está a ser criada “uma capacidade de organização e de administração de vacinas para uma quantidade muito grande de vacinas". O objetivo é evitar stocks e acelerar a proteção da população portuguesa.

Nesse sentido, estão neste momento a ser criados 119 postos de vacinação rápida e 161 postos de vacinação reforçada, o que está a ser feito com o Ministério da Saúde e com “o auxílio precioso” dos autarcas. Ler mais

Compra e venda e garantias de bens móveis


É já hoje, 20, que principia o programa regular de informação com a assinatura da apDC

Tema definido os: Contratos de Consumo e as garantias de bens móveis


O professor Mário Frota irá novamente conversar connosco, em direto, na terça-feira dia 20 de abril às 21:00h, desta vez sobre "Compra, venda e garantia de bens móveis".
Se tiver alguma questão que gostasse de ver esclarecida sobre o assunto, envie mensagem privada para a página da Phorma TV ou para a da Associação Portuguesa de Direito do Consumo.
O evento estará disponível tanto aqui, na página da Phorma.TV como na página da
Até lá!
 

 Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

 

Inquérito do Portal da Construção Sustentável: 88% dos participantes considera a sua casa desconfortável termicamente

O Portal da Construção Sustentável (PCS) revela os resultados de um inquérito à população portuguesa, residente em Portugal Continental, sobre o conforto térmico de suas casas. Na mesma altura em que o Governo avança com uma estratégia nacional para combater a pobreza energética, que entrou em consulta pública e prevê metas de redução gradual desta problemática até 2050.

Segundo os resultados deste inquérito, a maioria dos participantes (88%) considera a sua casa desconfortável termicamente e apenas 12% diz habitar uma casa confortável, sendo que para isso, necessita gastar energia em climatização, pois, dos inquiridos, são 94% os que dizem ter um aumento significativo do consumo de energia para climatizar a casa e, em todas as províncias do País, o desconforto térmico é geral. Ler mais

58% dos consumidores espera melhores experiências digitais no pós-pandemia

Um estudo divulgado hoje pela Talkdesk mostra que mais de metade dos consumidores portugueses tem espectativas mais elevadas em termos de interacção digital com as marcas: 58% espera melhores experiências digitais no pós-pandemia. Os consumidores procuram facilidade, rapidez e fluidez entre canais e plataformas.

Além disso, também 58% dos inquiridos considera que a sua última experiência no retalho não foi personalizada, evidenciando uma oportunidade para as insígnias. Neste momento, somente 14% dos consumidores considera que as organizações estão empenhadas em proporcionar a melhor experiência possível.

A Talkdesk indica ainda que 68% dos inquiridos afirma que uma única experiência negativa com o serviço prestado irá reduzir a sua lealdade relativamente à marca ou empresa em causa. Ler mais

China: Drones exibem códigos QR gigantes no céu para as pessoas descarregarem jogos

A China é um país onde muitas situações insólitas e caricatas ligadas ao mundo da tecnologia acontecem. E a situação de que falamos hoje é um exemplo claro disso mesmo.

Na região de Xangai, uma criadora de videojogos conseguiu criar algo verdadeiramente inovador. Colocou drones a emitir enormes códigos QR no céu, para que as pessoas pudessem apontar os seus dispositivos e fazerem download de um videojogo.

Drones exibem códigos QR enormes para descarregar videojogos

Os drones vierem revolucionar diversos segmentos, desde a mobilidade, fotografia e vídeo, entregas, entre muitos outros. Mas estes gadgets também permitem dar, quase literalmente, asas à imaginação para levar a cabo diversos projetos e ideias interessantes. Ler mais

 

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...