segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Mais de 88 mil euros por turma: Governo aumenta financiamento às escolas privadas pelo segundo ano consecutivo

 

O Governo decidiu reforçar, pelo segundo ano consecutivo, o financiamento atribuído às escolas privadas com contrato de associação. De acordo com uma alteração legislativa publicada em Diário da República a 14 de agosto, o valor a atribuir por cada turma no ano letivo 2025/2026 sobe para 88.244,48 euros, o que representa um aumento de 2068 euros face ao ano anterior. A despesa global prevista para o ciclo letivo até 2027/2028 ascende a 48,4 milhões de euros, segundo revelou o Jornal de Notícias.

No ano passado, a verba tinha sido fixada em 86.176,25 euros por turma, valor que já representava uma subida face aos 80.500 euros que vigoraram durante nove anos, entre 2015 e 2024, sem qualquer atualização. Em 2024, o executivo liderado por PSD e CDS decidiu alterar esse montante, e agora volta a reforçá-lo, desta vez sob a tutela de Fernando Alexandre, ministro da Educação.

Além da atualização do valor por turma, está também previsto o aumento do número de turmas abrangidas pelos contratos de associação. Se no ano letivo anterior o apoio do Estado contemplava 207 turmas, no próximo ciclo de três anos esse número sobe para 211, em colégios localizados em áreas identificadas pelo Governo como carenciadas em termos de oferta do ensino público. Ler mais

‘Selva’ para arranjar alojamento: Quartos para estudantes chegam aos 714 euros em Lisboa

O custo do alojamento estudantil em Portugal continua a atingir valores inéditos e preocupantes. De acordo com dados do Observatório do Alojamento Estudantil, citados pelo Correio da Manhã, o preço médio de um quarto a nível nacional é atualmente de 415 euros, mas em Lisboa os valores chegam a ser incomportáveis para muitas famílias, ultrapassando os 700 euros mensais.

A capital portuguesa concentra mais de metade da oferta nacional de quartos disponíveis para arrendamento — 2768 dos 5514 contabilizados em julho —, mas também os preços mais elevados: em média, 500 euros por mês, com casos que atingem os 714 euros. O Observatório alerta ainda para situações em que as condições oferecidas ficam muito aquém do aceitável, incluindo divisões com camas em excesso e até marquises adaptadas a quartos.

O problema, contudo, não se restringe a Lisboa. No Porto, o valor médio ronda os 400 euros, em Faro chega aos 380 euros e nas regiões autónomas os custos são igualmente elevados: no Funchal, um quarto custa em média 465 euros e em Ponta Delgada cerca de 400 euros. Estes preços são considerados proibitivos por associações estudantis e constituem um sério entrave para famílias de classe média e baixa que procuram garantir o acesso dos filhos ao ensino superior. Ler mais

Diário de 25-8-2025

 


Diário de República n.º 162/2025, Série II de 2025-08-25

Imprensa Escrita - 25-8-2025





 

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Justiça Federal dá 60 dias para YouTube adotar medidas de proteção a crianças contra publicidade abusiva

 

O Tribunal Federal da 6ª Região (TRF-6) decidiu que o YouTube precisa implementar, em até dois meses, medidas para proteger menores contra publicidades abusivas, com uso de crianças.

Além disso, determinou a criação, no mesmo prazo, de um canal para recebimento de denúncias sobre eventuais conteúdos com esse teor na plataforma, operada pela big tech Google.

A decisão liminar é do juiz Glaucio Maciel, que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). Para Maciel, a implementação de alertas de publicidades abusivas protagonizadas por menores de 12 anos e a criação do canal de denúncias não configuram controle prévio de conteúdo. Ler mais

Bolachas, chás, doces e cervejas: ASAE apreende centenas de produtos alimentícios com estratos de cannabis no Algarve

 

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou recentemente uma operação de prevenção criminal na região do Algarve, visando a verificação do cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de géneros alimentícios contendo extratos da planta Cannabis Sativa, incluindo canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC). A ação, designada Operação Gummy, envolveu a Unidade Operacional de Faro e a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal.

Segundo a ASAE, o objetivo principal da operação foi “verificar o cumprimento dos requisitos em matéria de composição, rotulagem, alegações de saúde e autorização de utilização de novos alimentos, incluindo novas substâncias psicoativas, nos termos da legislação nacional e europeia”.

No decurso da ação, foram apreendidas mais de 550 embalagens de géneros alimentícios que incluíam bolachas, gomas, chupa-chupas, chás, pastilhas elásticas, refrigerantes, óleos e suplementos alimentares. Foram também retirados do mercado 9 kg de produtos alimentares sólidos e 120 litros de cerveja, todos com rotulagem que indicava a presença de extratos de Cannabis Sativa. Ler mais

DHL limita temporariamente envio de encomendas para os EUA

 A transportadora alemã DHL informou hoje que vai limitar temporariamente os envios de encomendas da Alemanha para os Estados Unidos devido às tarifas que entram em vigor a partir de 29 de agosto.

A transportadora alemã DHL informou hoje que vai limitar temporariamente os envios de encomendas da Alemanha para os Estados Unidos devido às tarifas que entram em vigor a partir de 29 de agosto.

Em comunicado hoje divulgado, o grupo indica que só poderá enviar para os EUA encomendas de particulares que possam ser declarados como "presente" e cujo conteúdo tenha um valor de até 100 dólares (cerca de 86 euros à taxa de câmbio atual).

As encomendas de particulares que excedam este valor só podem ser enviadas a partir de sábado para os EUA como envio rápido, que é mais caro, e o mesmo acontecerá com os pacotes de empresas a partir da próxima terça-feira. Ler mais

 

“Chegaram a cobrar 550 euros por uma viagem até ao Cacém”: Falsos táxis instalam caos no aeroporto de Lisboa e levam ANA a exigir reforço policial

 

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem sido palco de episódios de violência entre taxistas e grupos que exploram esquemas de transporte ilegal, conhecidos como “falsos táxis”. A situação levou a ANA – Aeroportos de Portugal a pedir um reforço imediato da presença policial e a alertar para indícios de envolvimento de organizações criminosas. A denúncia foi confirmada pela CNN Portugal, que ouviu representantes do setor e testemunhas no local.

No dia 13 de agosto, um vídeo mostrou cerca de 20 taxistas a perseguirem um grupo de homens acusados de angariar turistas para carros descaracterizados que cobram valores exorbitantes. “Chegaram a cobrar 550 euros por uma viagem até ao Cacém ou 350 euros para a Baixa”, denunciou um motorista de táxi de 42 anos, identificado apenas como “Miguel”. Segundo relatou, este esquema tem vindo a intensificar-se nos últimos meses, criando um ambiente de tensão permanente na zona das chegadas.

Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, confirmou que a rixa começou quando um taxista tentou avisar turistas de que estavam a ser encaminhados para um veículo ilegal. “Naquele momento, foi ameaçado por perto de 15 indivíduos, que o rodearam”, explicou. O episódio gerou confrontos físicos, deixando um dos envolvidos no chão, e levou cerca de 200 taxistas a bloquear temporariamente o acesso ao terminal, provocando o caos no aeroporto. Ler mais

Gol indenizará passageiras agredidas após recusarem troca de assentos

 


Gol Linhas Aéreas foi condenada a indenizar em R$ 20 mil duas passageiras que, após recusarem trocar de assento, foram agredidas fisicamente durante o embarque de um voo nacional.

A 24ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a sentença de 1ª instância por reconhecer responsabilidade objetiva da companhia pela falha em garantir a segurança das consumidoras.

O caso

No processo, as passageiras, mãe e filha, relataram terem encontrado uma mulher ocupando a poltrona da janela que haviam adquirido previamente, acompanhada de uma criança no colo. Após pedido para que o assento fosse desocupado, a mulher aceitou, mas de forma contrariada. 

Minutos depois, familiares dela iniciaram insultos contra as passageiras, o que evoluiu para agressões físicas dentro da aeronave. O conflito obrigou a tripulação a retirar tanto as passageiras quanto os agressores do avião, ocasionando transtornos adicionais.

Além do ocorrido dentro do avião, as passageiras alegaram que um funcionário da Gol concedeu entrevista à imprensa, atribuindo a culpa pelo conflito à autora principal. Ler mais

Banco de Portugal publica manual de 65 páginas para regular a publicidade dos intermediários de crédito

 

Desde o tamanho da letra dos anúncios até às “expressões de uso restrito”, passando pelas “expressões que criam confusão”, o supervisor reuniu uma série de exemplos de boas práticas e de práticas proibidas.

O Banco de Portugal divulgou, nesta sexta-feira, um Guia Prático sobre a Publicidade Difundida pelos Intermediários de Crédito. Trata-se de um documento com 65 páginas que descreve, ao pormenor, o que pode e não pode ser feito na atividade de intermediação de crédito em Portugal. O guia contém vários exemplos aplicáveis aos intermediários de crédito, tanto no que respeita à publicidade institucional como, por exemplo, à publicidade em canais digitais.

Tudo está previsto: desde o tamanho da letra dos anúncios — televisivos, em papel ou digitais — até ao chamado “dever de arquivo”, que obriga os intermediários de crédito a conservar, durante dois anos, as autorizações dadas para toda a publicidade produzida. Ler mais

 

UE acelera planos para euro digital após aprovação de lei de stablecoin nos EUA

 A União Europeia está a acelerar os planos para lançar um euro digital depois de os EUA terem aprovado uma lei histórica que regula o mercado de stablecoins, avaliado em 288 mil milhões de dólares.

A medida norte-americana levantou receios em Bruxelas sobre a competitividade internacional da moeda única e sobre a crescente dependência de sistemas de pagamento baseados no dólar.

Segundo fontes próximas das discussões ao ‘Financial Times’, as autoridades europeias estão a reconsiderar a possibilidade de o euro digital ser desenvolvido sobre uma blockchain pública, como Ethereum ou Solana, em vez de uma rede privada, opção anteriormente apontada devido a preocupações com privacidade.

A aprovação do chamado Genius Act “abalou muita gente” dentro das instituições comunitárias, revelou uma fonte. “Eles estão a dizer: ‘Vamos acelerar, vamos acelerar’.” Ler mais

 

Passageiros processam Delta Air Lines e a United Airlines por venderem lugares "à janela"... sem janela

 Passageiros estão a processar a Delta Air Lines e a United Airlines por venderem lugares “à janela” sem vista para o exterior em vários aviões de ambas as companhias aéreas. As ações judiciais abrangem mais de um milhão de passageiros por companhia, com indemnizações que podem atingir milhões de dólares.

Vários passageiros estão a processar as companhias aéreas norte-americanas Delta Air Lines e United Airlines, alegando que pagaram mais por lugares vendidos como "à janela", mas que, na realidade, estavam encostados a paredes interiores das aeronaves, sem qualquer vista para o exterior.

As ações, iniciadas nos tribunais federais de Nova Iorque e São Francisco, abrangem mais de um milhão de passageiros por companhia, com as indemnizações financeiras a chegar aos milhões de dólares, revela a imprensa internacional. Ler mais

 

Ou assinam contrato com SNS ou deixam de poder trabalhar à tarefa: Governo penaliza médicos que não queiram ficar no público

 

O Governo vai avançar com um novo regime que limita o trabalho de médicos prestadores de serviços nas unidades públicas. A proposta de decreto-lei, a que o jornal Expresso teve acesso, prevê que os recém-especialistas que não concorram a vagas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou que recusem contratos deixem de poder trabalhar “à tarefa” em hospitais e centros de saúde. A medida abrange ainda médicos que tenham rescindido contrato nos últimos três anos, que peçam reforma antecipada ou que se recusem a realizar horas extraordinárias além das obrigatórias por lei.

Segundo o documento, o Ministério da Saúde pretende “disciplinar” a dependência crescente dos serviços de urgência em médicos tarefeiros, muitos dos quais chegam a receber €100 por hora para suprir falhas nas escalas. A principal novidade é a criação de uma “norma de incompatibilidades”, que impede, salvo autorização excecional em casos de necessidade imperiosa, que prestadores de serviços ocupem turnos de urgência quando tenham rejeitado previamente um vínculo ao SNS.

As restrições também abrangem médicos do quadro que estejam dispensados de urgências ou que tenham atingido o limite anual de trabalho suplementar. Para reforçar o controlo, será exigido que todos os profissionais entreguem declarações “sob compromisso de honra” confirmando não se enquadrarem nas situações de incompatibilidade, enquanto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde terão de desenvolver mecanismos eletrónicos para verificar vínculos, rescisões e dispensas. Ler mais

Sem roque nem rei...

Pouca terra, pouca terra … e os atrasos recrudescem e se a coisa mal se ‘aperra’ há compensações que acrescem…


 

Pouca terra, pouca terra … e os atrasos recrudescem e se a coisa mal se ‘aperra’ há compensações que acrescem…


“Os comboios chegam, não raro, atrasados. E a companhia de caminhos-de-ferro limita-se a pedir desculpas aos passageiros “pelos transtornos causados”. Sem mais.

No outro dia, o Alfa Pendular, com destino a Braga, teve de esperar, na Gare do Oriente, por uma ligação procedente do Algarve e a chegada a Coimbra registou um atraso de mais de 45 minutos.

Os passageiros não poderão, em tais circunstâncias, reclamar uma indemnização à CP?

A lei não deveria prever situações destas?”

 Ante os factos, cumpre emitir parecer:

 1.    A Lei em vigor prevê reparações em dadas hipóteses, com limites (DL 58/2008, de 26 de Março).

 2.    Em viagens com duração inferior a uma hora, se o atraso à partida exceder 30 minutos, há reembolso do preço.

 3.    Em viagens com duração igual ou superior a uma hora, só haverá reembolso se o atraso exceder 60 minutos.

 4.    Perde o direito ao reembolso o passageiro que embarcar e der início à viagem se, no momento, houver já atraso.

 5.    Há direito a reembolso se, por facto do operador, a duração efectiva da viagem, acrescida do atraso à partida, exceder em mais de 50 % o que no horário figura.

 6.    O atraso à partida, nestes termos, só se conta se for igual ou superior a 60 min.

 7.    Não há direito ao reembolso do preço nos serviços urbanos e suburbanos nem se o passageiro adquirir o título depois da divulgação do atraso.

 8.    Sem perda do direito ao transporte e se não exercer o direito de reembolso, se se verificar atraso entre o local de partida e de chegada indicados no título de transporte, por facto do operador ou gestor de infra-estrutura, há direito a indemnização:

 

8.1.       Nos atrasos entre 60 e 119 min., a indemnização é de 25% do preço do bilhete pago, no trajecto que de que se trata;

 

8.2.       Nos atrasos iguais ou superiores a 120 min. a indemnização correspondente a 50% do preço do bilhete efectivamente pago;

 

8.3.       Quando se trate de viagem de ida e volta, a indemnização é calculada em função da metade do preço efectivamente pago, salvo se houver atrasos indemnizáveis nas duas viagens.

 

8.4.       Tratando-se de um título de transporte para trajectos consecutivos, a indemnização é calculada na proporção do preço total do título de transporte e das distâncias percorridas.

 

9.    Não há pagamento de qualquer indemnização se

 

9.1.       O passageiro for informado do atraso antes de adquirir o título de transporte;

9.2.       O valor a pagar, de acordo com as regras estabelecidas for igual ou inferior a 4 €;

9.3.       O atraso resultante da continuação da viagem em serviço diferente ou do reencaminhamento for inferior a 60 min.;

9.4.       O passageiro for titular de uma assinatura, passe ou título de transporte sazonal e, comprovadamente, houver alternativas viáveis para a sua deslocação, designadamente através de outros modos de transporte.

 

10.  Para além do reembolso do preço, se for o caso, há que considerar os danos materiais e morais que do atraso resultarem: a lei estabelece aí limites.

 

11.  Sob a epígrafe “limitação da responsabilidade do operador devido a atrasos ou supressão de serviços”, dispõe a lei

“1 - Sem prejuízo do disposto [precedentemente], o passageiro tem ainda direito a indemnização por outros danos que resultem directa e exclusivamente de atrasos ou supressões de serviços de transporte ferroviário, por razões imputáveis ao operador ou ao gestor de infra-estrutura, nos termos dos números seguintes.

2 - Em caso de supressão de serviços regionais superiores a 50 km ou de serviços de longo curso a indemnização é no montante do valor do prejuízo provado, tendo este como limite o correspondente a 100 vezes o valor do preço pago pelo título de transporte, sujeito ao limite máximo de (euro) 250.

3 - Tratando-se de serviços urbanos, suburbanos e regionais até 50 km, a indemnização … tem como limite até 25 vezes o valor do título pago.

4 - A indemnização por danos devida por atraso na entrega de bagagem, de automóveis ou motociclos, por facto imputável ao operador, corresponde ao montante do valor do prejuízo provado, tendo como limite (euro) 100.” [DL 58/2008: art.º 28)

12.  O valor da indemnização, estabelecido em 2008, é actualizado anualmente de acordo com o índice de inflação.

 

13.  É ao passageiro lesado que compete fazer prova dos prejuízos sofridos.

 

 

 

Tal é, salvo melhor juízo, o nosso parecer.

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO – de Portugal

CONTRATOS DE ADESÃO: COMUNICAR OU NÃO COMUNICAR, EIS A QUESTÃO!


 

Diário de 22-8-2025

 


Diário da República n.º 161/2025, Série I de 2025-08-22

Tribunal Constitucional

Pronuncia-se pela inconstitucionalidade das seguintes normas da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, na redação decorrente das alterações introduzidas pelo artigo 2.º do Decreto n.º 6/XVII da Assembleia da República: n.os 1 e 3 do artigo 98.º, n.º 3 do artigo 101.º, n.º 1 do artigo 105.º quando conjugado com o n.º 3 do artigo 98.º; pronuncia-se pela inconstitucionalidade da norma do n.º 2 do artigo 87.º-B, aditado à Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, pelo artigo 3.º do Decreto n.º 6/XVII da Assembleia da República; não se pronuncia pela inconstitucionalidade das demais normas que integram o pedido.

Região Autónoma da Madeira - Presidência do Governo

Execução do Orçamento da Região Autónoma da Madeira.

Imprensa Escrita - 22-8-2025





 

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Brasil exige responsabilização e reforço da protecção de menores em redes sociais

Os deputados brasileiros aprovaram na quarta-feira uma lei que amplia as obrigações das plataformas digitais para proteger menores, após um escândalo que envolveu um influenciador digital suspeito de explorar sexualmente crianças, segundo a AFP. 

Os deputados brasileiros aprovaram na quarta-feira uma lei que amplia as obrigações das plataformas digitais para proteger menores, após um escândalo que envolveu um influenciador digital suspeito de explorar sexualmente crianças, segundo a AFP.

Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), a lei irá entrar em vigor um ano após a sua promulgação, devendo, por agora, retornar ao Senado para aprovação definitiva. Ler mais

 

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...