A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou recentemente uma operação de prevenção criminal na região do Algarve, visando a verificação do cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de géneros alimentícios contendo extratos da planta Cannabis Sativa, incluindo canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC). A ação, designada Operação Gummy, envolveu a Unidade Operacional de Faro e a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal.
Segundo a ASAE, o objetivo principal da operação foi “verificar o cumprimento dos requisitos em matéria de composição, rotulagem, alegações de saúde e autorização de utilização de novos alimentos, incluindo novas substâncias psicoativas, nos termos da legislação nacional e europeia”.
No decurso da ação, foram apreendidas mais de 550 embalagens de géneros alimentícios que incluíam bolachas, gomas, chupa-chupas, chás, pastilhas elásticas, refrigerantes, óleos e suplementos alimentares. Foram também retirados do mercado 9 kg de produtos alimentares sólidos e 120 litros de cerveja, todos com rotulagem que indicava a presença de extratos de Cannabis Sativa. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário