quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Nova linha 1411 entra em funcionamento para prevenção do suicídio em Portugal

 

Portugal passa a contar a partir de hoje com a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, acessível através do número 1411, uma medida destinada a enfrentar um problema que, em média, causa três mortes por dia no país.

Criada no início de 2024 por lei aprovada no parlamento, a linha entra em operação após a publicação da regulamentação na semana passada. O serviço funcionará 24 horas por dia, durante todo o ano, e será assegurado por profissionais com formação em saúde mental e suicidologia, incluindo psicólogos clínicos e da saúde, assim como enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.

O atendimento no 1411 não se caracteriza como consulta nem acompanhamento clínico, mas sim como apoio imediato e triagem, com possibilidade de reencaminhamento para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, INEM, serviços de urgência ou consultas de cuidados primários, dependendo da gravidade do caso. Toda a informação pessoal e clínica será tratada com confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção de dados.

A linha funciona de forma autónoma, apesar de integrada na SNS 24 e em articulação com o serviço de aconselhamento psicológico. A criação do 1411 segue a experiência da linha francesa, lançada em 2022, e pretende reforçar a prevenção de suicídios e comportamentos autolesivos, oferecendo um canal especializado de apoio às pessoas em crise.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preço dos ovos quase duplica em três anos, com retalhistas a “esmagarem as margens”

Com 50 focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano, o preço dos ovos já subiu 32%. Subida deriva de vários fatores: gripe av...