quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Portugueses pediram mais de 460 mil auto-baixas em 2024

 

Os portugueses pediram mais de 462 mil baixas no ano passado avançou o Público, que cita dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Desde que esta possibilidade entrou em vigor, ou seja entre Maio de 2023 e 2 de Janeiro, foram emitidas mais de 730 mil auto-baixas.

Janeiro e Dezembro foram os meses com mais solicitações, o que coincide com a altura em que a circulação de vírus respiratórios é especialmente intensa. Nestes dois meses foram emitidas à volta de 50 mil baixas. Nos restantes meses, o número ficou abaixo das 40 mil.

Como mostram os dados, Janeiro de 2024 foi mesmo o mês em que, até ao momento, mais autodeclarações de doença (ADD) foram emitidas, num total de 61.259 baixas. Segue-se Dezembro de 2023, com mais de 54 mil ADD emitidas, e ainda Dezembro último, quando foram pedidas mais de 50 mil baixas. Todos os restantes meses registam números de pedidos abaixo das 40 mil declarações.

Estas autodeclarações de doença dão direito a três dias de baixa médica, no máximo. A medida foi inaugurada pela anterior equipa da Direcção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais de 13% dos lisboetas enfrentam níveis de ruído do tráfego rodoviário acima do permitido

  De acordo com o mapa estratégico de ruído, com dados de 2022, “o tráfego rodoviário na cidade de Lisboa continua a ser o principal respo...