Um estudo realizado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social revela que 20 em cada 100 alunos provenientes de famílias desfavorecidas reprovam de ano durante o segundo e terceiro ciclos do ensino básico. A análise, que envolveu uma amostra de 10 mil estudantes, destaca a desigualdade no sucesso escolar, associando as dificuldades económicas ao impacto no desempenho académico.
Os dados do estudo também indicam que os alunos que beneficiaram de programas de apoio escolar registaram melhorias significativas nos resultados, evidenciando a importância de medidas que promovam a igualdade de oportunidades no percurso educativo.
Nesta avaliação, realizada entre 2020 e 2023, verifica-se que todos
os alunos de classes mais favorecidas transitam de ano lectivo. No
entanto, analisando os resultados dos alunos das restantes classes
sociais, a percentagem de sucesso diminui. No segundo ciclo, os alunos
de classe média-baixa apresentam uma taxa de transição de 96,4%. No
terceiro ciclo, a mesma classe apresenta uma taxa de passagem de ano de
83,8%. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário