quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos

 

A Galp tornou-se no primeiro operador em Portugal a instalar um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública. Esta iniciativa pioneira visa expandir a rede de carregamento em áreas urbanas, tornando-a mais prática e acessível, ao mesmo tempo que reduz custos e otimiza infraestruturas já existentes.

Através do aproveitamento da rede de iluminação pública, a empresa minimiza a necessidade de novas adições de potência elétrica e evita a ocupação de espaço nos passeios públicos.

“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos,” afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial. “Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.

Atualmente, a Galp já opera pontos de carregamento deste tipo no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga Refinaria de Matosinhos, com planos de alargar o projeto a outras localizações no país.

Esta iniciativa faz parte da estratégia de expansão da Galp, que detém a maior rede de carregamento elétrico em Portugal, com mais de 5.500 pontos instalados. Em outubro, a empresa alcançou a marca de um milhão de carregamentos na sua rede de mobilidade elétrica, superando em apenas 10 meses o total registado em 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os dispositivos que 'arrasam' a sua conta de luz e que deve desligar

 Mesmo em ‘standby’, alguns dispositivos eletrónicos podem continuar a consumir mais eletricidade do que seria desejável. P ode-se pensar qu...