RÁDIO VALOR LOCAL
DIRE©TO AO CONSUMO
“Informar para Prevenir”
“Prevenir para não Remediar”
PROGRAMA
21 de Novembro de 2023
I
COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS
COMPLICAÇÕES ESTRAMBÓLICAS
RVL
No programa de hoje ocupar-nos-emos de importantes assuntos do sector das comunicações electrónicas.
Que é, como se sabe, o que maior número reclamações tem no cômputo das reclamações globais em Portugal.
Que balanço fazer do ano passado, que este, ao que parece, nem sequer tem ainda resultados divulgados do I semestre?
MF
Problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações em 2022
01.03.2023
Em 2022, os problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações e foram o único assunto a aumentar neste período, no qual as reclamações diminuíram globalmente. Ao todo foram recebidas 20 mil reclamações sobre estas dificuldades, cerca de 28% das reclamações sobre comunicações electrónicas.
As principais queixas registadas evidenciam situações de contratação de serviços pouco transparentes e práticas contratuais negativas, que são muitas vezes incentivadas pela possibilidade de fidelizar os consumidores.
Destaque para as queixas motivadas pela activação de serviços sem consentimento, que foi também o motivo de reclamação que mais aumentou contra a NOS e contra a MEO, e para as queixas relativas à impossibilidade de barrar a activação automática de pacotes de dados móveis, que foi o segundo motivo de reclamação que mais aumentou no período em análise no sector e contra a VODAFONE.
Em sentido inverso, assistiu-se a uma melhoria em matéria de demora no tratamento de reclamações, tendo sido o motivo que mais diminuiu em 2022 no sector das comunicações electrónicas.
Nas situações mais frequentes descritas nas reclamações sobre a contratação de serviços, ocorrendo sobretudo na celebração de contratos à distância, os reclamantes alegam: Ler mais
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