terça-feira, 25 de outubro de 2022

RÁDIO VALOR LOCAL DIRETO AO CONSUMO



‘INFORMAR PARA NÃO REMEDIAR’

programa

de

25 de Outubro de 2022

 

CONSIDERANDOS

PERGUNTA

 

MIGUEL RODRIGUES – Rádio Valor Local

Os preços dos produtos da fileira do agro-alimentar disparam e forma assustadora.

Entretanto, os anunciados  aumentos salariais andam por  metade dos índices da inflação.

Fala-se numa inflação [dados oficiais, sempre falíveis, sempre maquilhados] a rondar os 10%.

Ora, há produtos não processados que dobraram o preço – ovos, açúcar, farinha – e outros que aumentam 30, 40, 50%

A grande distribuição  alimentar – os híper e supermercados – registaram um volume de venda de tais produtos da ordem dos cerca de 600 milhões de euros num ano, não porque as pessoas tivessem comprado mais, mas porque são forçadas a pagar mais por menos produtos, porque vêm, em geral, restringindo os seus  níveis de consumo dados os preços por que estão os produtos processados e não processados na cadeia alimentar.

Para além disso, a grande distribuição regista lucros, que aqui ora se chama de inesperados, ora excessivos e lá fora se denominam “lucros caídos do céu”, que ninguém esperaria viessem a acontecer.

No entanto, o Estado também lucra mais com este estado de coisas porque vai buscar a sua quota-parte ao IVA que sobre tais produtos incide .

Como é que, em sua opinião, deveria, neste momento de crise e de acrescidas dificuldades para as famílias, ser encarada a questão?

 

RESPOSTA

De uma forma muito simples.

Não se pode fechar os olhos à realidade, como parece suceder entre nós, com o Governo a considerar, neste particular, que o sistema de mercado em livre concorrência funciona sem sobressalto, quando se está em presença de uma situação anómala, condicionada pelos efeitos directos e reflexos de uma situação de beligerância declarada, cujo termo de todo se ignora e que tende a prolongar-se muito para além das mais optimistas previsões.

O Governo, em nosso entender, tem de eleger um cabaz de produtos básicos aferido em função de uma dieta nacional construída com rigor – e não faltam hoje especialistas na área – para que os níveis de subsistência humana se assegurem.

E, tal como o fez, tarde e a más horas, perante a situação de emergência sanitária determinada pela pandemia da SARS – COV 2, a Covid - 19, definir um sistema de preços máximos no comércio por grosso como no do retalho, a fim de sofrear a sanha avassaladora das grandes insígnias, dos grandes grupos de distribuição que operam no agro-alimentar.

Durante a situação de emergência declarada os produtos de higiene e saúde, os equipamentos médicos e o mais, dentro desse quadro, viu os preços restringidos por decreto. Para obstar, por exemplo, que um oxímetro, aparelho minúsculo para medir os níveis de oxigénio no sangue a infectados pela Covid e não só, que custava entre os 5 e os 8 euros, não estivesse no mercado por 70 ou 80 €, como, de resto, numa situação aguda, eu mesmo paguei numa farmácia em Coimbra, num aproveitamento reverberável, sumamente condenável da situação, que o Governo nem previu nem preveniu…

Para grandes males, grandes remédios.

Isso limitaria, com efeito, a espiral de preços e os lucros astronómicos que tais grupos tendem a alcançar sem que nisso o Governo pretenda intervir, numa sorte de proteccionismo de sinal diferente e ante o generalizado empobrecimento da população.

Aliás, fenómenos como os dos furtos nas gôndolas dos supermercados –  de produtos elementares como latas de atum, azeite e pão, por exemplo – são ilustrativos da situação que ora se vive.

Os bancos alimentares contra a fome já atendem mais de meio milhão de pessoas carenciadas, entre nós, segundo dados nos últimos dias revelados.

Há um aproveitamento anti-social das circunstâncias para que uns quantos enriqueçam desmesuradamente e uma mole imensa – e isto não é mera figura de retórica – empobreça preocupantemente…

Aliás, com os combustíveis, mercê das políticas actuais, em escassez no mercado e com os preços a disparar assustadoramente (de tal sorte que se afirma que antes do Natal gasóleo e gasolina atingirão a bitola dos 3 €), os postos de abastecimento que se limitavam a margens de comercialização de 15, 18%, como amiúde o revela Gomes Ferreira, jornalista económico da SIC, em que assentariam os encargos gerais e os lucros, hoje, sem quaisquer limites, fizeram crescer essas margens para 30 ou mais por centro.

Ainda ontem se anunciava que os lucros da Galp, nos três primeiros trimestres do ano em curso, haviam registado um acréscimo de 86% (qualquer coisa como 608 000 000 €).

Com o Governo com paliativos e sem uma política de intervenção nos preços, como o actual momento de todo o impõe.

Trata-se, aliás, para os grandes grupos económicos, de ter os melhores aliados para estas políticas suicidas de preços que só não levam a explosões sociais porque “o povo é sereno!”, “é só fumaça!”, como dizia o almirante Pinheiro de Azevedo, que conheci de calções, no Zaire, em que como militar servi, nos anos 60 do século passado.

O pior é que não é “só fumaça!”

É muito mais que isso , é a destruição do tecido social, é a pauperização de segmentos relevantes da sociedade, é a destruição das classes médias que são, por definição, o sustentáculo dos regimes e o alfa e o ómega de uma qualquer sociedade politicamente organizada…

 

PERGUNTA

Miguel Rodrigues – Rádio Valor Local

Professor, mas não sejamos injustos, o Governo, para além do mais, deu, como hoje se usa dizer, um bónus por filho de 50 € e, por cabeça ou por agregado, já nem sei, de 125 €.

 

RESPOSTA

Como o indaguei em artigo de opinião, ontem publicado num dos diários de Coimbra, “As Beiras”, a propósito exactamente da notícia da proliferação dos furtos nos híper e supermercados:

“Quantas latas de atum cabem nos tão decantados 125 € de “bónus”, como todos lhes chamam, que  os media se habituaram a fazer coro com o Governo, e mais não são, repartidos pelos 12 meses do ano, que meros 10,40€ /mês?

Sim, 10,40 €, que os fazedores da imagem do Governo convertem em valor de “encher o olho”, como se fora creditado em conta mês a mês o montante global ora atribuído…

Os cálculos serão, com efeito, simples e fáceis de fazer:

Uma lata de atum (posta) de 250 gr, peso líquido (tamanho familiar?), custa cerca de 4,70 €; logo, o famigerado “bónus” mensal dá para 2, 2 latas… do tão cobiçado atum!

Se for de uma das marcas tradicionais, em limão e jindungo, por exemplo, ao preço por unidade de 2,90 €, se bem que com 72 gr. de peso líquido, sempre se leva para casa quase 3 latas e meia… para o consumo do mês!

Se em vez de atum se apontar para o bacalhau (o eterno mito do alimento dos pobres, dadas as mil e uma maneiras de o confeccionar, poupando-o na mistura com outros ingredientes), os 10,40€ já não chegam para um kg. do graúdo (que está a 12,00,  13,00 €/ Kg) … antes para o escamudo… que é uma espécie ‘degenerativa’ que espíritos menos despertos e atreitos às sugestões e embustes confundem com a original!

Os poderes tendem a dissimular o clima envolvente, fazendo crer que o mercado funciona normalmente [e não se pode afrontar o sistema de economia de mercado, qual dogma irremovível, qual deus ex machina…] quando os condicionamentos são de monta e se reflectem designadamente nos preços, como a ninguém escapa!”

O pretenso bónus de apoio ao abono de família por filho, pouco mais que 4 € (quatro euros) dá por mês. Dá, quando muito, para comprar… menos de metade de um pacote de Leite em Pó Nido (passe a publicidade) de 680 gr., cujo preço por unidade atinge, em geral, os 9€…

Como diria o outro, menos atreito a deixar-se seduzir por estas campanhas de propaganda do Governo: “porca miséria”!

E, assim,  nos desgastamos nesta “austera, apagada e vil tristeza” com que a História fundo nos marcou… qual ferrete cravado na anca, nesta pobre condição de ser português e ter, nas esferas da condução dos destinos da Nação, elites destas a governar-nos…

 

  PERGUNTA

Miguel Rodrigues – Rádio Valor Local

De um leitor, Rodrigo Manuel, Lisboa:

“Estivemos recentemente, eu e minha Mulher, num restaurante em Lisboa. Pedimos a ementa do dia com bebidas à parte. Em alternativa, ou uma garrafa ou um copo de vinho.  Pedimos um copo de vinho para cada um de nós. Porque a garrafa seria sempre demais.

O que acontece é que durante o tempo do almoço o empregado, sem que de tal nos apercebêssemos,  foi enchendo os copos. No fim, apresentou à cobrança e paguei 5 copos, não sabendo eu, já que  não fora informado nem da carta constava, que ao empregado cabia encher os copos, mal se fossem esvaziando  ao longo da refeição e que os teria de pagar…

Como já ouvir falar da história do “couvert” … , aplica-se neste caso o mesmo preceito?”

 

RESPOSTA

Cumpre ponderar os termos da consulta e enquadrar os factos nas normas aplicáveis:

1.         Comecemos, em geral, pela Lei-Quadro de Defesa do Consumidor: aí se estabelece de forma singular no n.º 4 do seu artigo 9.º que

“O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa.”

2.         O Regime Jurídico do Acesso e Exercício de Actividades de Comércio, Serviços e Restauração [DL 10/2015, de 16 de Janeiro] prescreve no seu artigo 135:

“1 - Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas devem existir listas de preços, junto à entrada do estabelecimento e no seu interior para disponibilização aos clientes, obrigatoriamente redigidas em português, com:

a) A indicação de todos os pratos, produtos alimentares e bebidas que o estabelecimento forneça e respectivos preços, incluindo os do couvert, quando existente;

b) A transcrição do requisito referido no n.º 3.

2 - Para efeitos do disposto no presente artigo, entende-se por couvert o conjunto de alimentos ou aperitivos identificados na lista de produtos como couvert, fornecidos a pedido do cliente, antes do início da refeição.

3 - Nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este for inutilizado.”

3.         Já o Decreto-Lei n.º 24/2014, no seu artigo 28, sob a epígrafe “fornecimento de bens não solicitados, estabelece de modo consequente que

“1 - É proibida a cobrança de qualquer tipo de pagamento relativo a fornecimento não solicitado de bens ou a prestação de serviços não solicitada pelo consumidor…

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, a ausência de resposta do consumidor na sequência do fornecimento ou da prestação não solicitados não vale como consentimento.”

4.         Já o Decreto-Lei 57/2008 [Lei das Práticas Comerciais Desleais], na alínea f) do seu artigo 12, define que

“São consideradas agressivas, em qualquer circunstância, as seguintes práticas comerciais:

Exigir o pagamento imediato ou diferido de bens e serviços … que o consumidor não tenha solicitado...”

5.         Para além do não pagamento de tais bens, que é, aliás, direito irrecusável do consumidor, a cada um dos preceitos enunciados nos n.ºs de 2 a 4 corresponde uma coima e uma sanção acessória, já que se trata de ilícitos de mera ordenação social (contra-ordenações económicas).

6.         Consequentemente, ao consumidor, no momento da apresentação da conta, cumpriria declinar o pagamento, exigindo a correcção para os 2 dos 5 copos de vinho cobrados. Se fosse oposta resistência, o recurso ao Livro de Reclamações seria o caminho mais adequado para se lavrar convenientemente a reclamação pela insólita ocorrência.

EM CONCLUSÃO

a.         Ao consumidor não pode ser exigido dinheiro por produtos ou serviços que não encomendou ou não constituem o cumprimento de um qualquer contrato validamente celebrado [Lei 24/96: n.º 4 do art.º 9.º; DL 24/2014: art.º 28; DL 57/2008: al. f) do art.º 12]

b.         “Nenhuma… bebida, para além da encomendada, pode ser cobrada se não for solicitada pelo cliente” [DL 10/2015: n.º 3 do artigo 135]

c.         Se, entretanto, tal acontecer, cumpre ao consumidor recusar-se a pagar, apondo, se tanto for necessário, a sua reclamação no livro respectivo [DL 156/2005: n.º 5 do art.º 2.º]

d.         Se resistência houver por parte da gerência do estabelecimento, cumpre solicitar a presença de um agente da autoridade para desbloquear a situação, da reclamação como do mais [DL 156/2005: n.º 4 do art.º 3.º].”

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