segunda-feira, 27 de junho de 2022

Banco de Portugal não quer preços das casas a subir à boleia do crédito

Banco de Portugal está mais preocupado com o risco de descida dos preços das casas e, embora não antecipe uma "correção", avisa que é preciso evitar que os preços subam à conta do aumento do crédito.

O Banco de Portugal está mais preocupado com o risco de descida dos preços das casas e, embora não antecipe uma “correção”, avisa que é preciso evitar que os preços subam à conta do aumento do crédito bancário. O alerta está no Relatório de Estabilidade Financeiro (REF), divulgado esta sexta-feira pelo supervisor e apresentado pelo governador Mário Centeno em conferência de imprensa em Lisboa.

Num ponto em que destaca o “risco de uma redução dos preços no mercado imobiliário residencial, decorrente de alterações nas condições de financiamento”, o Banco de Portugal começa por assinalar que “à semelhança do sucedido a nível internacional, e apesar da incerteza originada pela crise pandémica, os preços no mercado imobiliário residencial continuaram a aumentar em Portugal, refletindo, inter alia, a procura de habitação por não residentes, que se manteve, e a escassez de oferta“. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

É que assim nada se poupa...