segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Queda do preço das casas ameaça banca

O supervisor da banca e as agências de notação financeira avisam para os riscos de desvalorização no sector imobiliário.

O preço das casas deve começar a descer este ano. Esta é a análise que tem vindo a ser feita pelas agências de rating quando olham para a economia portuguesa. E esse é um risco que os próprios bancos sabem que está pela sua frente. Aliás, até o Banco de Portugal já fez esse alerta. O regresso dos turistas e a extensão de medidas de apoio podem limitar esse impacto, mas tudo é uma incógnita.

“Tendo em conta que os atuais preços do imobiliário são relativamente elevados quando comparados com os níveis históricos e com a natureza cíclica do imobiliário português, há o risco de os seus preços descerem dos níveis atuais.” Quem o escreve é o Banco Montepio, num prospeto aos investidores, em que elenca riscos, e que data de dezembro, sendo por isso o mais recente na banca nacional.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banca portuguesa prepara-se para outro ano de lucros fortes, estima a DBRS

Os analistas da DBRS esperam que os bancos portugueses alcancem outro ano de lucros recorde, num período em que a margem financeira deve m...