Mário Frota, em cerimónia realizada esta segunda-feira, 28 de julho, no Palácio de Belém, em
Lisboa,
foi agraciado pelo Presidente da República, como Grão-Mestre das Ordens
Honoríficas, com a Comenda da Ordem de Mérito, por ao longo de cerca de
meio século, ter consagrado o seu labor e intervenção aos direitos do
consumidor e do Direito do Consumo.
Mário Frota destacou-se pela criação da AIDC/IACL – Associação
Internacional de Direito do Consumo (no termo de um controverso
Congresso Mundial das Cláusulas Abusivas nos Contratos, que organizou na
Universidade em Coimbra, com a animadversão dos seus responsáveis), da apDC
– Associação Portuguesa de Direito do Consumo, do CEDC – Centro de
Estudos de Direito do Consumo, Instituto Luso-Brasileiro de Direito do
Consumo, da ACOP – Associação de Consumidores de Portugal, do Instituto
Latino-Americano de Direito do Consumidor (Brasil/Argentina), AEDEPh –
Association Européènne de Droit et Economie Pharmaceutiques (Paris), da
Associação Portuguesa de Jovens Consumidores na Universidade de
Coimbra), do Instituto Lusíada de Direito do Consumo, Revista Portuguesa
de Direito do Consumo, Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo,
entre outras. (...)