quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Agora já pode pagar as suas portagens com MB WAY: saiba como fazer

 

Agora é ainda mais fácil pagar as suas portagens: para tal, basta utilizar o MB WAY na App CTT e pague de forma prática e conveniente.

Dessa forma, pode viajar nas autoestradas com cobrança exclusivamente eletrónica (ex-SCUTs) sem identificador e, dois dias após a sua passagem, consultar e pagar as portagens diretamente na App CTT, sendo que dispõe de 15 dias para efetuar o pagamento.

Como funciona?

– Entre na App CTT, verifique se tem portagens a pagamento para as suas matrículas guardadas;
– Escolha o seu método de pagamento: MB WAY ou referência multibanco;
– Pague de uma forma simples e rápida.

Além destas opções, continua ainda a ter a opção de pagar em qualquer ponto de pagamento CTT/Payshop (Lojas CTT, Pontos CTT e Agentes Payshop) ou site do CTT.

Falhas nos equipamentos e na net das escolas durante provas-ensaio

 

A Fenprof alertou hoje para as dificuldades sentidas em muitas escolas durante as provas-ensaio do ensino básico, com relatos de computadores e auscultadores avariados, falhas de internet ou potência elétrica demasiado baixa para manter vários equipamentos ligados em simultâneo.

O ensaio das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) “está longe de ser um sucesso”, denunciou a Fenprof num comunicado divulgado hoje, terceiro dia de realização das provas de Português para os alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos.

A federação ouviu relatos “de muitas escolas” que revelam “um cenário com dificuldades técnicas e operacionais que comprometem a fiabilidade do processo”. Ler mais

Obsolescência precoce…

 

Só em 2015 pela Resolução 70/186, votada a 22 de Dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas deu o devido relevo ao consumo sustentável, enunciando princípios e emanando directrizes.

Nela se define consumo sustentável como “a satisfação das necessidades de bens e serviços das gerações presentes e futuras de tal modo que sejam sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental.”

E estatui um princípio básico de responsabilidade: “compartem-na todos os membros e organizações da sociedade”.

Nela se diz que “os consumidores informados, os Estados Membros, as empresas, os sindicatos e as organizações ambientais e de consumidores desempenham um papel relativamente importante nesse particular”.

O que se pretende prevenir é a obsolescência precoce ou a obsolescência programada. Ler mais

Portugal vai a tribunal por falhas na transposição de legislação sobre crédito malparado

 

O prazo para adaptar a legislação terminou a 29 de dezembro de 2023. Portugal está entre os sete Estados-membros referenciados para o tribunal da UE pela Comissão Europeia.

A Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira levar Portugal perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) por falhas na transposição da diretiva sobre créditos não produtivos (NPL, na sigla inglesa).

A diretiva 2021/2167 tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de um mercado secundário de crédito malparado que funcione bem, estabelecendo regras para a autorização e supervisão dos compradores e gestores de créditos. A diretiva prevê ainda um conjunto de critérios harmonizados que permitem aos gestores de créditos comercializar empréstimos de mau desempenho a nível transfronteiriço. O prazo para a transposição das regras europeias para a legislação nacional terminou a 29 de dezembro de 2023. Ler mais

 

Perdas bancárias: Bruxelas dá dois meses a Portugal para adotar regras europeias

 

As alterações são importantes, segundo Bruxelas, para garantir o pleno alinhamento da União Europeia (UE) com as normas do Conselho de Estabilidade Financeira relativas à capacidade total de absorção de perdas das instituições de importância sistémica mundial. 

A Comissão Europeia deu hoje dois meses a Portugal para dar conta da adoção total das regras do bloco europeu sobre recuperação e resolução de bancos, sob pena de o caso ir a tribunal.

O parecer fundamentado hoje enviado a Lisboa segue-se à ausência de resposta à anterior carta de notificação sobre a correta transposição para a legislação nacional das alterações à Diretiva Recuperação e Resolução Bancárias, respeitantes ao tratamento prudencial das instituições de importância sistémica global e à capacidade de absorção de perdas e de recapitalização dos grupos bancários, melhorando a capacidade dos maiores grupos bancários da UE para resistir a choques financeiros. Ler mais

 

CNPD planeia via verde para queixas de jovens relacionadas com conteúdos digitais violentos

 

Os destinatários deste novo canal de denúncias online que a Comissão Nacional de Proteção de Ddos quer criar serão crianças e jovens. O objetivo é dar um tratamento prioritário às denúncias que cheguem por esta via. 

A Comissão Nacional de Proteção de Dados vai criar um canal especial para a comunicação online de queixas por parte de crianças e jovens, relacionadas com “conteúdos digitais de grande violência”. O objetivo da iniciativa é passar a disponibilizar um “canal prioritário de interação”, direcionado sobretudo a crianças e jovens mulheres, onde sejam acolhidas queixas que vão ter um “tratamento urgente pela CNPD”.

Paula Meira Lourenço, presidente do regulador da privacidade, fez o anúncio durante uma intervenção pública, onde também assumiu que a “CNPD quer ter um papel proativo na defesa das crianças e jovens em ambiente digital” e que, com esse intuito, vai “apresentar à Assembleia da República uma Proposta de Lei que consagre esta solução legislativa, que já provou funcionar em Espanha”. Ler mais

 

Obsolescência precoce…

 

Só em 2015 pela Resolução 70/186, votada a 22 de Dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas deu o devido relevo ao consumo sustentável, enunciando princípios e emanando directrizes.

Nela se define consumo sustentável como “a satisfação das necessidades de bens e serviços das gerações presentes e futuras de tal modo que sejam sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental.”

E estatui um princípio básico de responsabilidade: “compartem-na todos os membros e organizações da sociedade”.

Nela se diz que “os consumidores informados, os Estados Membros, as empresas, os sindicatos e as organizações ambientais e de consumidores desempenham um papel relativamente importante nesse particular”.

O que se pretende prevenir é a obsolescência precoce ou a obsolescência programada. Ler mais

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...