quinta-feira, 23 de março de 2023

Parlamento britânico decretou bloqueio do TikTok

 

A decisão diz respeito aos funcionários da Câmara dos Comuns e dos Lordes.

Depois do governo do Reino Unido ter determinado que a app TikTok devia ser desinstalada pelos respectivos oficiais, o Parlamento do país decidiu seguir esta mesma decisão em relação aos seus funcionários.

Recordar que esta decisão do Parlamento abrangerá tanto a Câmara dos Comuns como a Câmara dos Lordes, o que significa que o TikTok não poderá ser instalado nos dispositivos oficiais. Entretanto, quem tiver a aplicação instalada deverá eliminá-la.

“Depois da decisão do governo em banir o TikTok de telemóveis do governo, as comissões da Câmara dos Comuns e dos Lordes decidiram que o TikTok deverá ser bloqueado em todos os telemóveis oficiais e na rede parlamentar”, pode ler-se no comunicado do porta-voz do Parlamento partilhado pelo Daily Mail. Ler mais

 

Alunos do Superior em protesto: "Até quando vai o muro aumentar?"

 

Estudantes exigem fim das propinas, mais financiamento público nas instituições de ensino, mais e melhor alojamento e reforço da Ação Social Escolar.

O Dia do Estudante assinala-se amanhã, mas os alunos do Ensino Superior manifestam-se já hoje, com concentrações em Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Porto. Até quando vai o muro aumentar? Fim às barreiras no Ensino Superior!, é o nome dado às ações de protesto, que marcam o descontentamento dos estudantes do Ensino Superior (ES).

Ao DN, Mafalda Borges, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCSH) explica a revolta dos alunos. "De há vários anos para cá tem sido cada vez mais difícil para nós. Há barreiras que impedem que os estudantes se mantenham no ES, desde as propinas ao alojamento. Este ano, tem sido particularmente difícil devido à inflação. E no que se refere ao preço do alojamento, o problema é preocupante. O Plano Nacional de Acesso ao ES, que já foi implementado, está longe de ser cumprido. Apontava para a construção de residências públicas, o que não aconteceu", sublinha. Ler mais

"Grande mentira", acusa o presidente da Jerónimo Martins: "Estado foi quem mais beneficiou com a inflação e quem menos fez pelas pessoas"

 

Jerónimo Martins estima em quase 700 mil euros a contribuição sobre lucros extraordinários, que deverá contestar. “Grande mentira”, diz Pedro Soares dos Santos sobre a responsabilidade do sector da distribuição na inflação alimentar

O presidente do grupo Jerónimo Martins, que detém as cadeias de distribuição Pingo Doce em Portugal, Biedronka na Polónia e Ara na Colômbia, disse durante a apresentação dos resultados de 2022 que “o Estado português foi quem mais beneficiou com a inflação e quem menos fez pelas pessoas”, dirigindo duras críticas ao ministro da Economia, António Costa Silva.

"Afinal se calhar nunca saímos da austeridade e a mentira foi explanada no seu total”, disse Pedro Soares dos Santos. Ler mais

 

Portugal teve o maior aumento de preços das telecomunicações da UE

 

Em fevereiro último, os preços praticados no setor, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 4,8% face a janeiro. É o maior aumento mensal verificado nos últimos 27 anos.

Considerando apenas os aumentos ocorridos em 2023 (janeiro e fevereiro), Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (UE). Em média, nos últimos doze meses, os tarifários em Portugal aumentaram 1,7%, enquanto na UE subiram apenas 0,1%. Portugal registou a 10.ª variação de preços mais elevada entre os países da UE. O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+4,9%) enquanto a maior diminuição ocorreu nos Países Baixos (-3,9%). Ler mais

Preço das telecomunicações subiu 4,8% em fevereiro, o maior aumento mensal em 27 anos

 

É preciso recuar quase três décadas, a janeiro de 1996, para encontrar um aumento de preço tão significativo nas telecomunicações, avança a Anacom. Acumulado, o aumento de janeiro e fevereiro é o maior da União Europeia

As contas são do regulador das comunicações, e mostram que em fevereiro os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 4,8%, o que faz com que a subida acumulada dos preços nos dois primeiros meses do ano, seja a maior da União Europeia (UE), na ordem dos 5,1%. Estudo citado pela Anacom, feito em 2023, afirma que Portugal tem e a segunda Internet móvel mais cara da UE. Ler mais

Medidas do Governo "vêm tarde", diz presidente da dona do Pingo Doce

 O presidente e administrador-delegado da Jerónimo Martins considerou hoje que "vem tarde" a intenção de medidas do primeiro-ministro, numa altura em que vai haver um "certo alívio da inflação", talvez até para "custar menos".

Pedro Soares dos Santos falava em Lisboa na conferência de imprensa sobre os resultados do grupo Jerónimo Martins em 2022.

Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira, o responsável disse que primeiro é preciso ver concretamente de que se trata e que qualquer negociação neste âmbito é feita em sede da APED - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou que o seu Governo vai trabalhar com os agentes da cadeia alimentar para garantir uma redução do preço dos bens alimentares, admitindo baixar o IVA. Ler mais

 

Direito à Reparação: Comissão introduz novos direitos dos consumidores para garantir reparações fáceis e atractivas

 


A Comissão Europeia adoptou hoje uma nova proposta de regras comuns que promovem a reparação dos produtos, o que resultará em poupanças para os consumidores e apoiará os objectivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente através da redução dos resíduos.

Nas últimas décadas, tem vindo a primar a substituição em detrimento da reparação quando os produtos avariam, faltando incentivos suficientes para os consumidores mandarem reparar os produtos uma vez expirada a garantia legal.

A proposta tornará a reparação mais fácil e rendível para os consumidores do que a substituição dos produtos. Além disso, o aumento da procura traduzir-se-á num estímulo ao sector da reparação, incentivando simultaneamente produtores e vendedores a desenvolverem modelos de negócio mais sustentáveis.

A proposta hoje apresentada assegurará que sejam reparados mais produtos no período de garantia legal e que os consumidores tenham opções mais fáceis e mais baratas para reparar produtos tecnicamente reparáveis (como aspiradores ou, em breve, tabletes e telemóveis inteligentes) quando a garantia legal tiver expirado ou quando o produto deixe de funcionar devido ao desgaste.

Novas medidas para promover e facilitar a reparação e a reutilização

A proposta introduz um novo «direito à reparação» para os consumidores, tanto dentro como fora do período de garantia legal.

Durante o período de garantia legal, os vendedores serão obrigados a oferecer reparação, excepto quando esta for mais cara do que a substituição.

Fora do período de garantia legal, os consumidores disporão de um novo conjunto de direitos e instrumentos para tornar a «reparação» uma opção fácil e acessível:

O direito de reclamarem aos produtores a reparação dos produtos tecnicamente reparáveis por força da legislação da UE, como uma máquina de lavar roupa ou uma televisão. Deste modo, os consumidores terão sempre alguém a quem recorrer quando optarem pela reparação dos produtos e os produtores serão incentivados a desenvolver modelos de negócio mais sustentáveis.

A obrigação de os produtores informarem os consumidores sobre os produtos que são obrigados a reparar.

Uma plataforma electrónica dedicada à reparação para pôr em contacto os consumidores com as oficinas de reparação e os vendedores de produtos renovados na sua região: a plataforma permitirá a realização de pesquisas por localização e normas de qualidade, ajudando os consumidores a encontrar ofertas atraentes e aumentando a visibilidade das oficinas de reparação.

Um formulário europeu de informação sobre as reparações que os consumidores poderão solicitar a qualquer oficina de reparação, assegurando a transparência das condições e do preço das reparações e facilitando a comparação das ofertas de reparação.

Será desenvolvida uma norma europeia de qualidade para os serviços de reparação, a fim de ajudar os consumidores a identificar as oficinas de reparação que se comprometem a oferecer uma melhor qualidade. Esta norma de «reparação fácil» estará aberta a todas as oficinas de reparação de toda a UE dispostas a comprometer-se com normas mínimas de qualidade, por exemplo, com base na duração ou na disponibilidade dos produtos.

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...