As autoridades acreditam que metade dos custos do SNS com medicamentos como o Ozempic são resultado de fraude, com o fármaco a ser receitado para a perda de peso.
A Polícia Judiciária (PJ) do Porto estima que cerca de metade da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos para a diabetes tipo 2 poderá estar a ser indevidamente utilizada. Em causa está a prescrição de fármacos como o Ozempic para fins de emagrecimento, em vez do tratamento da doença para a qual são comparticipados pelo Estado.
Entre 2020 e 2025, o SNS gastou aproximadamente 505 milhões de euros na comparticipação destes medicamentos. Segundo avança o Correio da Manhã, mais de 250 milhões de euros poderão corresponder a prescrições indevidas, concentradas sobretudo no Ozempic. A análise foi realizada no âmbito da “Operação Obélix”, que investiga práticas fraudulentas associadas à prescrição médica. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário