segunda-feira, 14 de julho de 2025

Investigadores portugueses alertam para os perigos dos microplásticos na saúde infantil

 

A exposição a plastificantes e microplásticos constitui um perigo para o normal funcionamento da tiroide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A exposição a plastificantes e microplásticosconstitui um perigo para o normal funcionamento da tiroide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto(FMUP).

Em causa estão os ftalatos, substâncias químicas utilizadas principalmente em produtos de plástico, como PVC (plástico de cloreto de polivinil), para torná-los mais flexíveis.

A equipa da FMUP analisou dados de mais de 5.600 crianças e adolescentes de vários países e reuniu, lê-se no resumo enviado à Lusa, "evidências suficientes para concluir que a exposição aos ftalatos causa alteração na função da glândula tiroide com um aumento nos níveis de hormona T3 e uma diminuição nos níveis hormona T4 total". Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não há lei, não há norma? Nem sei de que forma se põe esta ‘gentinha’ na linha...

“Tomei um café e comi algo na Gleba, Almada. Fui muito bem atendida pela jovem funcionária, com eficiência e educação, no entanto foi-me r...