terça-feira, 7 de janeiro de 2025

DGS confirma não existirem casos de gripe das aves em humanos

 

A DGS referiu que as autoridades de saúde estão “a implementar as medidas necessárias para o controlo e erradicação deste foco”. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta terça-feira, 7 de janeiro, a ocorrência de um foco de gripe das aves numa exploração de galinhas poedeiras no concelho de Sintra. No entanto, relata também que “não há registo” de casos em humanos.

A DGS explicou, em comunicado, que “até ao momento, não há registo de pessoas com sintomas ou sinais sugestivos de infeção humana pelo vírus H5N1, nem foram notificados quaisquer casos na plataforma de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE)”.

A entidade máxima da saúde em Portugal referiu que as autoridades de saúde estão “a implementar as medidas necessárias para o controlo e erradicação deste foco”. Ainda assim, a entidade liderada por Rita Sá Machado indica que “o vírus não se transmite através do consumo de carne”.

“O risco para a população geral [é] muito baixo, a transmissão ocorre principalmente em contextos de exposição profissional por contacto direto ou próximo com animais infetados ou por inalação de vírus por contacto próximo com animais infetados ou ambientes contaminados”, explicou a DGS em comunicado.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

IRS Jovem: Tem 35 anos mas já desconta há mais de 10 (mesmo que tenha estado desempregado entretanto)? Está excluído da medida

  O regime do IRS Jovem, recentemente alargado pelo Governo, tem gerado dúvidas, especialmente entre aqueles que, apesar de terem menos de...