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12 de Novembro de 2024
I
A CARRIS FORA DOS CARRIS!
VL
Um ouvinte de Lisboa resolveu apresentar uma reclamação à Carris por não ter podido circular nos novos eléctricos que servem o Hospital Egas Moniz. E isto por não aceitarem dinheiro vivo, notas e moedas com curso legal.
Eis a reclamação apresentada:
De acordo com o regulador, Banco de Portugal, todos os operadores económicos são obrigados aceitar as formas de pagamento admitidas por lei, nas quais se incluem obrigatoriamente os pagamentos em numerário.
No passado dia 04/10/2024, utilizei um dos eléctricos novos da Carris, desde o Centro Cultural de Belém até Alcântara. Ao tentar pagar a minha viagem individual de 3,10€ fui confrontado com equipamentos que não aceitam pagamentos em numerário. Dirigi-me ao motorista do eléctrico, que me confirmou que nem ele podia aceitar pagamentos em numerário.
A Carris, parece-me estar a incumprir deliberadamente uma disposição geral do ordenamento de Portugal e da Zona Euro, excluindo desse modo os cidadãos que não possuem meios electrónicos de pagamento de viajarem nos seus eléctricos.”
O Professor tem aí a resposta da Carris à reclamação. Quer revelá-la aos nossos ouvintes?
MF
A CARRIS sem qualquer cariz… fora dos carris!
Perante a Carris que ninguém vergue a cerviz!
A inconsequente e hilariante resposta da Carris, que pelos vistos não encarou nem a reclamação como tal e está a anos-luz, nos seus procedimentos, da concepção da natureza forçada do dinheiro com curso legal, que apaga simplesmente e, ao que parece, sem consequências, vedando aos consumidores tais meios de transporte por circunscrever os meios de pagamento aos cartões e recusando a moeda com curso legal.
Eis a resposta de todo desconcertante:
“Agradecemos o seu contacto e lamentamos qualquer transtorno que esta situação possa ter causado.
Informamos que, nos novos eléctricos, a Carris implementou exclusivamente meios de pagamento digitais, como cartões bancários com tecnologia contactless. Esta decisão foi tomada para modernizar o serviço e promover uma experiência de viagem mais rápida e eficiente.
Entendemos a sua preocupação quanto à aceitação de numerário, e agradecemos o seu feedback. No entanto, a Carris assegura que esta prática está em conformidade com as normas e orientações estabelecidas para operadores de transporte público.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional e agradecemos a sua compreensão.” Ler mais
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