quarta-feira, 15 de maio de 2024

Manuel de Castro Martins Antigo presidente da ACOP – Associação de Consumidores de Portugal


 Manuel de Castro Martins, director regional adjunto dos Correios de Portugal, antigo presidente da ACOP – Associação de Consumidores de Portugal, deixou-nos há instantes.

Experiente Homem dos Correios, serviço público essencial, seu competente dirigente, por todos estimado, consagrou-se aos consumidores como actuante presidente da ACOP – Associação de Consumidores de Portugal, de âmbito nacional e interesse genérico, sediada em Coimbra.

Arrostou as dificuldades emergentes de presidir a uma instituição periférica num Portugal que continua a ser só Lisboa e, quando muito, os seus arrabaldes, pugnou como poucos pela promoção dos interesses e pela protecção dos direitos dos consumidores ao longo de cerca de duas dezenas de anos, numa dedicação ímpar, actividade estimulada por um singular sentimento de serviço que não por qualquer sórdido vencimento.

Manuel de Castro Martins gozava de uma estima particular pela sua probidade, verticalidade e convicção que punha em tudo quanto se envolvia.

Sempre presente, nunca absorvente, de uma serenidade singular, de uma contagiante filosofia de vida.

Uma figura exemplar que permanece como luzeiro para quantos tiveram o privilégio de consigo privar, uma personalidade modelar que contagiava os seus pares e quantos consigo colaboravam na azáfama do dia-a-dia, de uma actividade esgotante, contagiante, no seio da instituição, a Villa Cortez.

Um homem de palavra, de compromisso, de pensamento e acção, de invulgar dedicação pelo serviço público, imbuído de valores perenes, que hoje tendem a degradar-se,  e que será lembrado pela sua bonomia, pela sua tolerância, pela sua integridade e pela tocante generosidade que dele emanava.

“Requiescat in pace”!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dívida prescrita...