Os montantes devolvidos estão relacionados com uma alteração ao regime dos contratos de crédito aos consumidores que proibiu a cobrança de comissões de renegociação a partir de 1 de janeiro de 2021, segundo indica o Banco de Portugal.
O Banco de Portugal recebeu, no ano passado, 26.976 reclamações de
clientes sobre a conduta das instituições nos mercados bancários de
retalho. O número representa um aumento de 23,9% face a 2022 - a maior subida percentual anual de que há registo pelo supervisor. Acabaram por ser devolvidos aos clientes 8,3 milhões de euros em comissões e juros que tinha sido indevidamente cobrados.
O forte crescimento das reclamações "resultou principalmente do
crescimento das matérias relacionadas com a qualidade da informação
reportada pelas instituições sobre responsabilidades de crédito, o
direito ao reembolso antecipado no crédito à habitação, alegadas
situações de fraude em operações nos canais digitais e a aplicação das
medidas de apoio aos mutuários de crédito à habitação", explica o
supervisor no relatório de supervisão comportamental divulgado esta
quarta-feira. Ler mais
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