
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu
um modelo inteligente que permite otimizar o carregamento de frotas de
autocarros elétricos em 30 a 40% e diminuir os custos de operação.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC explicou que o estudo - com denominação “Electric Bus Coordinated Charging Strategy Considering V2G And Battery Degradation” - também mostra que o modelo contribui para aumentar o ciclo de vida das baterias.
O estudo já se encontra publicado na revista Energy e foi realizado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) da Universidade de Coimbra, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Citados na nota de
imprensa, os autores do modelo (Jônatas Augusto Manzolli, João Pedro
Trovão e Carlos Henggeler Antunes) explicaram que a descarbonização dos
transportes públicos é essencial para o aumento da eficiência
energética, mitigação das mudanças climáticas e redução da poluição
urbana. Ler mais
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