quarta-feira, 4 de junho de 2025

“Servos” da gleba com cheta e sem pão… porque sem cartão

 


Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa.

Um Espaço comercial: GLEBA, Moagem & Padaria.

Excelente aspecto expositivo.

Um consumidor que se abeira. Escolhe três pães de uma dada espécie: 1,80 €.

Apresenta para pagamento uma moeda de dois euros.

Recusa frontal. Não recebemos nem notas nem moedas. E apontam o dedo para um minúsculo cartaz ali ao lado:

"POLÍTICA DE PAGAMENTOS. Ler mais

 

Associação ambientalista alerta que para acabar com a poluição dos plásticos não basta reciclar

 

Lisboa, 04 jun 2025 (Lusa) -- A produção e consumo de plásticos a nível global duplicou nas últimas décadas e prevê-se que triplique até 2060, a manter-se a situação atual, alertou hoje a associação ambientalista Zero, ao defender a necessidade de inverter esta tendência.

Produzir com pouca qualidade e descartar em seguida leva a uma curta existência do produto, mas a uma vida longa do resíduo, sustentou a associação, na véspera do Dia Mundial do Ambiente.

Segundo a Zero, a utilização de plásticos na Europa registou "uma ligeira diminuição", de 58,8 milhões de toneladas em 2018 para 56,5 milhões de toneladas em 2020, o equivalente a 107 quilos por pessoa, o que faz da União Europeia (UE) um dos maiores consumidores per capita.

Para a organização, esta diminuição não pode ser considerada uma tendência contínua, uma vez que pode estar relacionada com o abrandamento económico na Europa durante a pandemia de covid-19. Ler mais

 

“Servos” da gleba com cheta e sem pão… porque sem cartão


 Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa.

Um Espaço comercial: GLEBA, Moagem & Padaria.

Excelente aspecto expositivo.

Um consumidor que se abeira. Escolhe três pães de uma dada espécie: 1,80 €.

Apresenta para pagamento uma moeda de dois euros.

Recusa frontal. Não recebemos nem notas nem moedas. E apontam o dedo para um minúsculo cartaz ali ao lado:

“POLÍTICA DE PAGAMENTOS

Estimado cliente

Devido à nossa política de pagamentos, apenas aceitamos pagamentos em cartão ou MB Way.”

Mas então o dinheiro em espécie já não vale nem para um simples “papo-seco”?

A Recomendação 2010/191/UE, de 22 de Março de 2010, da Comissão Europeia, que visa interpretar o Regulamento de 3 de Maio de 1998 que introduziu o euro, define claramente que “os comerciantes não podem recusar pagamentos em numerário, a menos que as partes [os próprios e os consumidores] tenham acordado entre si a adoção de outros meios de pagamento”. Ler mais

Mais de 2.000 conteúdos para menores com propaganda terrorista detectados na Europa

 

Mais de 2.000 conteúdos com propaganda terrorista e extrema-direita violenta dirigida a menores foram detetados nas principais redes sociais durante uma operação coordenada pela Europol e que contou com a colaboração da polícia portuguesa, foi hoje divulgado.

Mais de 2.000 conteúdos com propaganda terrorista e extrema-direita violenta dirigida a menores foram detetados nas principais redes sociais durante uma operação coordenada pela Europol e que contou com a colaboração da polícia portuguesa, foi hoje divulgado.

Em plataformas como o Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, X ou Pinterest foram encontrados conteúdos com imagens ou vídeos de crianças com mensagens extremistas, conteúdo direcionado a pais radicalizados para educar os filhos como futuros jihadistas e recursos gerados com inteligência artificial ou elementos de gamificação adaptados para crianças. Ler mais

 

Fraude do “cartão branco” já chegou à Europa: consumidores perdem até 300 euros em segundos

 

Um novo esquema de clonagem de cartões está a alarmar consumidores em vários países europeus. A fraude, conhecida como o golpe do “cartão branco”, tem como palco preferencial os supermercados e permite a clonagem de dados bancários em menos de dois minutos — sem que a vítima se aperceba de qualquer anomalia no momento da compra.

O alerta partiu do portal italiano Ispanews, que revelou um aumento significativo de queixas relacionadas com este método furtivo. Segundo a Polícia Postal italiana, os casos de clonagem em lojas físicas duplicaram no último ano. O modus operandi é simples: o criminoso manipula discretamente o terminal de pagamento (dataphone) para captar os dados do cartão, aproveitando a confusão habitual nas caixas de supermercado — filas, carrinhos, pressa.

“Não notei nada de estranho. Digitei o PIN e paguei como de costume. Só quando verifiquei os movimentos é que vi que havia uma compra de 300 euros que não fiz”, relatou uma das vítimas, citada pelo Ispanews. Ler mais

Reclamações no setor das comunicações sobem 8% no 1.º trimestre


 As reclamações no setor das comunicações aumentaram 8% no primeiro trimestre, para cerca de 27,1 mil, invertendo a tendência verificada desde 2023, segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Num comunicado, o regulador disse que registou perto de “27,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 8% (cerca de 2 mil reclamações) do que em igual período de 2024”.

A Anacom referiu que este aumento inverte “a tendência de queda que se registava desde o 1.º trimestre de 2023”, tendo sido impulsionado pelo “aumento de 13% das reclamações sobre comunicações eletrónicas, que estavam em queda desde o 3.º trimestre de 2023, para 17,8 mil reclamações no primeiro trimestre do ano”.

Segundo o regulador, para esta subida, terá, “em parte, contribuído a entrada da Digi no mercado no último trimestre de 2024, que contabilizou 1,1 mil reclamações no período em análise”. Ler mais

Louis Vuitton processa marca de licores portuguesa

 

A marca francesa contesta o registo da marca 'LV - Licores do Vale', alegando que a utilização da sigla 'LV' constitui um aproveitamento do prestígio da sua marca e concorrência desleal.

A multinacional francesa Louis Vuitton, ícone do luxo mundial, avançou com uma ação judicial por violação de propriedade intelectual contra um pequeno produtor de licores caseiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a ação interposta no Tribunal da Propriedade Intelectual, citada pelo Jornal de Notícias, a empresa francesa contesta o registo da marca pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O alvo da ação é André Ferreira, técnico de metrologia e produtor de licores nas horas vagas, que criou o logótipo “LV - Licores do Vale” para identificar os seus produtos. Ler mais

 

"Doença dos pezinhos" afeta duas centenas de pessoas no distrito de Aveiro

  A paramiloidose, conhecida como “Doença dos Pezinhos”, afeta cerca de 200 pessoas no distrito de Aveiro, portadoras da mutação genética ...