quarta-feira, 4 de junho de 2025

Associação ambientalista alerta que para acabar com a poluição dos plásticos não basta reciclar

 

Lisboa, 04 jun 2025 (Lusa) -- A produção e consumo de plásticos a nível global duplicou nas últimas décadas e prevê-se que triplique até 2060, a manter-se a situação atual, alertou hoje a associação ambientalista Zero, ao defender a necessidade de inverter esta tendência.

Produzir com pouca qualidade e descartar em seguida leva a uma curta existência do produto, mas a uma vida longa do resíduo, sustentou a associação, na véspera do Dia Mundial do Ambiente.

Segundo a Zero, a utilização de plásticos na Europa registou "uma ligeira diminuição", de 58,8 milhões de toneladas em 2018 para 56,5 milhões de toneladas em 2020, o equivalente a 107 quilos por pessoa, o que faz da União Europeia (UE) um dos maiores consumidores per capita.

Para a organização, esta diminuição não pode ser considerada uma tendência contínua, uma vez que pode estar relacionada com o abrandamento económico na Europa durante a pandemia de covid-19. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se me recusas o pão porque não tenho cartão, daqui ninguém me arreda se não me aceitares a legal moeda…

Um instantâneo da vida real… A cena decorre no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Um espaço com cuidada apresentação: GLEBA, Moa...