quarta-feira, 31 de julho de 2024

ISTO É O POVO A FALAR


 Direitos do Consumidor com Mário Frota #27 - ISTO É O POVO A FALAR (...)

Multibanco e ATM. Que diferenças separam as caixas automáticas?

 

Embora à primeira vista possam passar despercebidas, e facilmente confundidas com as caixas automáticas Multibanco, as caixas da rede Euronet possuem diversas diferenças, nomeadamente a cobrança de taxas e comissões, o que já levou consumidores a apresentar queixas no Portal da Queixa. Saiba quais são as principais diferenças e como evitar surpresas que podem pesar na sua carteira.

Como se compara o Multibanco com um ATM?

Um ATM (Automatic Teller Machine) é um qualquer equipamento - neste caso caixas automáticas - desenvolvido com o objetivo de automatizar e tornar mais simples os processos financeiros, servindo como intermediário entre as entidades bancárias e os clientes. Assim, as caixas conhecidas pelos portugueses como "Multibanco" são simplesmente os ATM da rede SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). No entanto, existem outras redes a operar nesta área, nomeadamente, a Euronet Worldwide, uma empresa estrangeira com atividade focada nos turistas. Ler mais

" As pessoas ligam-se pela palavra, os boispelos cornos"!



 

Regulador dos seguros instaura 30 processos de contraordenação em 2023

 

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) instaurou 30 processos de contraordenação no ano passado e iniciou 50 processos de averiguação por infrações à legislação, segundo um relatório hoje divulgado.

“Do ponto de vista sancionatório, a ASF instaurou 30 novos processos de contraordenação, tendo iniciado 50 processos de averiguações por infrações à legislação aplicável no setor segurador e no setor dos fundos de pensões”, indicou hoje, em comunicado.

A ASF revelou hoje o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta do Mercado, referente a 2023.

No ano em questão, foram concretizadas 2.936 ações inspetivas e analisados 663 anúncios publicitários.

Esta autoridade analisou e encerrou 8.285 processos de reclamação e respondeu a 6.409 pedidos escritos de informação e de esclarecimento.

Já o serviço de atendimento ao público somou 32.270 contactos telefónicos e 405 atendimentos presenciais.

Por outro lado, no âmbito das ações de supervisão ou do tratamento de reclamações e denúncias, foram emitidas 273 recomendações e 2.017 determinações específicas.

Foram ainda realizadas 324 suspensões e 902 cancelamentos de registos de mediadores de seguros.

Carnes vermelhas processadas podem potenciar risco de demência

 

A conclusão consta de um novo estudo norte-americano que monitorizou a alimentação e a saúde de mais de 130 mil pessoas ao longo de 43 anos

A ingestão de carnes vermelhas processadas pode aumentar o risco de demência, segundo uma investigação apresentada esta quinta-feira na Alzheimer's Association International Conference.

Um grupo de investigadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, observou mais de 130 mil profissionais de saúde ao longo de 43 anos, de acordo com um comunicado da Alzheimer’s Association. Foram identificados mais de 11 mil casos de demência.

No decorrer deste período, a cada dois a cinco anos, os participantes forneceram dados sobre a sua dieta, designadamente a frequência com que consumiam alimentos como bacon, cachorros-quentes, salsichas, salame e outras carnes usadas em sanduíches. Ler mais

 

Os contratos de comunicações electrónicas: a miséria que vai por aí…

 


A ANACOM – ante o rosário de reclamações deduzidas de contratos de comunicações electrónicas – adverte:

“Nas situações mais frequentes descritas nas reclamações sobre a contratação de serviços, máxime nos  contratos à distância,  referem os reclamantes:

  • terem sido surpreendidos em contacto com o operador com a informação de que o seu contrato fora anteriormente renovado, sem que tenham conhecimento de haver recebido alguma proposta contratual ou de terem consentido na renovação do contrato;
  • que o operador activou um novo contrato sem que tenha havido assinatura ou confirmação escrita à proposta apresentada;
  • terem sido ‘refidelizados’ mesmo após recusa expressa à adesão à proposta contratual do operador:
  • terem sido contactados pelo operador para a instalação de serviços que jamais contrataram; Ler mais

Bactéria é a grande esperança no combate ao cancro da cabeça e pescoço

 
A maioria dos doentes é diagnosticado em fase avançada da doença o que obriga a tratamentos mais agressivos.

ortugal regista cerca de três mil casos de cancro de cabeça e pescoço anualmente. É o sétimo mais comum por cá. O consumo excessivo de álcool e o tabagismo são fatores de risco. O que acontece é que a maioria dos doentes é diagnosticado em fase avançada da doença o que obriga a tratamentos mais agressivos. Porém, essa realidade pode ter os 'dias contados', depois de um grupo de investigadores do King's College London ter descoberto uma bactéria com potencial para tratar a patologia.

 O estudo, publicado na revista Cancer Communications, revela que estão em causa bactérias do tipo Fusobacterium, que costumam viver naquele espaço entre os dentes e as gengivas. De acordo com os autores do estudo, o patógeno conseguiu 'derreter' as células cancerígenas em experiências feitas em laboratório. Ler mais

Como pagar o IUC por débito direto

  O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) é uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos. Para evitar esquecimentos ...