sexta-feira, 5 de abril de 2024
Governo novo, hábitos velhos? O que é bom para o povo não galvaniza os ‘fedelhos’?
A política de consumidores tem padecido de tratos de polé desde os ominosos tempos do irresponsável que nasceu lá para as bandas de Vilar de Maçada.
Como se não se tratasse de um imperativo de Cidadania!
O que se lhe sucedeu foi efectivamente uma lástima!
Os últimos Governos, então, mandaram literalmente à malvas uma tal política, que de todo inexistiu.
Como foi possível tamanha insensibilidade de banda de António Costa?
Se quem se apresta a tomar os destinos da Nação em suas mãos tiver um mínimo de tino, reinstaura uma autêntica política neste domínio.
Não será preciso despender muito espaço em longas tiradas.
Oito (8) medidas bastarão. Ler mais
quinta-feira, 4 de abril de 2024
Menos de metade dos alunos carenciados prossegue estudos no Ensino Superior. Só 6% entram em cursos de excelência
Um estudo recente da Direção-Geral do Ensino Superior revela que as
situações financeiras adversas e o nível de escolaridade dos pais têm um
impacto significativo nas probabilidades de um aluno obter formação
superior em Portugal. Em 2020/21, apenas 44,35% dos estudantes com
escalão A de ação social que concluíram o Ensino Secundário conseguiram
transitar para o Ensino Superior. Esta proporção diminui ainda mais para
os alunos vindos de cursos profissionais, com apenas 6% a conseguirem
entrar num curso de excelência.
Os dados, citados pelo Jornal de Notícias, revelam diferenças
significativas entre os alunos dos cursos científico-humanísticos e
profissionais. Enquanto 62% dos não beneficiários de ação social escolar
entram no Ensino Superior, essa proporção cai para 44% entre os
beneficiários do escalão A. As taxas de transição dos alunos dos cursos
científico-humanísticos são sempre mais do que o triplo das taxas de
transição nos cursos profissionais. Ler mais
EDP instala “maior rede de carregamento privado” em Portugal em mais de uma centena de localizações dos CTT
Carregadores de veículos elétricos em localizações em Portugal Continental, Madeira e Açores, onde passam a ter 550 pontos de carregamento em 110 localizações, para fornecer energia aos mais de 700 veículos elétricos e híbridos dos correios
Estes pontos de carregamento da EDP Comercial estão a ser instalados em localizações estratégicas dos CTT – armazéns, lojas e centros de distribuição.
“Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pelos CTT, uma
empresa com um papel vital na economia portuguesa e que, pelo número de
quilómetros que percorre diariamente, poderá fazer uma importante
diferença na transição do setor empresarial para uma mobilidade mais
sustentável. Com este passo, a EDP e os CTT comprovam que há soluções
práticas e eficientes para que cada vez mais frotas empresariais possam
acelerar o seu caminho de descarbonização”, destaca Vera Pinto Pereira,
administradora executiva da EDP. Ler mais
Publicidade. Meios de comunicação continuam sob pressão
ERC aponta para “a dificuldade de geração de receitas além da publicidade” e diz que as preocupações ambientais “podem tornar-se mais um motivo para não consumir edições impressas”.
A maior fatia do investimento publicitário a preços de tabela, no ano passado, foi dirigida à televisão, com 90% do total. A internet captou 3.8%, cabendo 6,1% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor da Marketest.
De acordo com o mesmo estudo, entre os 20 maiores
investidores publicitários, encontramos cinco empresas da grande
distribuição, cinco do grande consumo, três de telecomunicações, duas da
restauração e quatro de outros setores. No seu conjunto, os 20 maiores
anunciantes foram responsáveis por 39,6% da publicidade, a preços de
tabela. Ler mais
ISTO É O POVO A FALAR
T4 - Direitos do Consumidor com Mário Frota #18
Emissão de o3 de Abril - Kuriakos - TV, Grande Lisboa.
Asufin denuncia la «desprotección» del consumidor frente al ‘phishing’ «ante una jurisprudencia que exime de responsabilidad al banco»
La Asociación de Usuarios Financieros (Asufin) ha denunciado hoy la «desprotección» del consumidor frente al phishing «ante una jurisprudencia que exime de responsabilidad al banco». Afirma que «el consumidor queda a los pies de los caballos en materia de phishing bancario, y el resto de ciberdelitos, cada vez más frecuentes».
Como ha informado recientemente Economist & Jurist, de los más de 470.000 ciberdelitos que hubo en 2023, el 90% fueron estafas informáticas, según Interior; y la falta de prevención y de planes de respuestas a incidentes son las causas de estas alarmantes cifras. Ler mais
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