quinta-feira, 4 de abril de 2024

Menos de metade dos alunos carenciados prossegue estudos no Ensino Superior. Só 6% entram em cursos de excelência

 
Um estudo recente da Direção-Geral do Ensino Superior revela que as situações financeiras adversas e o nível de escolaridade dos pais têm um impacto significativo nas probabilidades de um aluno obter formação superior em Portugal. Em 2020/21, apenas 44,35% dos estudantes com escalão A de ação social que concluíram o Ensino Secundário conseguiram transitar para o Ensino Superior. Esta proporção diminui ainda mais para os alunos vindos de cursos profissionais, com apenas 6% a conseguirem entrar num curso de excelência.

Os dados, citados pelo Jornal de Notícias, revelam diferenças significativas entre os alunos dos cursos científico-humanísticos e profissionais. Enquanto 62% dos não beneficiários de ação social escolar entram no Ensino Superior, essa proporção cai para 44% entre os beneficiários do escalão A. As taxas de transição dos alunos dos cursos científico-humanísticos são sempre mais do que o triplo das taxas de transição nos cursos profissionais. Ler mais

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