terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Telecomunicações ficam mais caras em 2026. Veja o que muda nos preços

 

Com excepção da DIGI, a MEO, NOS e Vodafone anunciaram subidas nos preços dos seus serviços para o ano que se aproxima, mas existem algumas excepções a ter em conta nos pacotes de telecomunicações e tarifários. 

Apesar do anúncio de aumentos salariais e nas pensões, os preços vão voltar a subir nos principais produtos e serviços: dos transportes aos bens essenciais. As telecomunicações são outra das áreas em que os preços vão mexer com a entrada no novo ano, com aumentos anunciados por três das principais operadoras.

Do lado da MEO, a operadora avançou que vai avançar com a atualização de preços contratualmente prevista, onde normalmente fica ressalvada a possibilidade de uma revisão anual, em função dos valores da inflação. Fora dos aumentos de preços ficam os tarifários das submarcas Uzo e Moche.  Ler mais

 

Milhares de portugueses ão ter de renovar cartão de cidadão mais cedo devido a novas regras da UE

 


Milhares de portugueses vão ser obrigados a renovar o Cartão de Cidadão mais cedo do que a data de validade inscrita no documento, na sequência da entrada em vigor de novas regras europeias que impõem requisitos tecnológicos reforçados aos documentos de identificação.

Milhares de portugueses vão ser obrigados a renovar o Cartão de Cidadão mais cedo do que a data de validade inscrita no documento, na sequência da entrada em vigor de novas regras europeias que impõem requisitos tecnológicos reforçados aos documentos de identificação. Em causa está o Regulamento (UE) 2025/1208, que define novos padrões de segurança, interoperabilidade e leitura eletrónica comuns a todos os Estados-Membros da União Europeia. Ler mais

É oficial: Maioria das pensões sobe 2,8% em janeiro e Complemento Solidário para Idosos aumenta 40 euros

 


Governo publicou esta manhã portaria que fixa a atualização regular das pensões, confirmando o aumento de 2,8% para as reformas mais baixas já calculado pelo ECO.

Agora é oficial. A maioria das pensões vai subir 2,8% em janeiro por efeito do crescimento económico e da inflação. A atualização consta de uma portaria publicada esta terça-feira pelo Governo, confirmando-se o cálculo que o ECO já tinha avançado com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por lei, as pensões são atualizadas em janeiro de cada ano com base em dois indicadores: a média do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos e a variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) sem habitação disponível a 30 de novembro. Ler mais

Sistema europeu de controlo de fronteiras suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa

 

O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa, infraestrutura que vai ser reforçada “de imediato” com militares da GNR, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.

O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa, infraestrutura que vai ser reforçada “de imediato” com militares da GNR, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.

Em comunicado, o Governo justifica o reforço de medidas de contingência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com “o agravamento dos constrangimentos na zona de chegadas” de passageiros não-europeus provenientes de fora do espaço Schengen devido à evolução do novo Sistema de Entrada/Saída (EES) da União Europeia. Ler mais

 

PHEVs em xeque: Consumer Reports aponta 80% mais problemas

Dados da Consumer Reports revelam que híbridos plug-in (PHEV) têm cerca de 80% mais problemas que carros a combustão. Veja falhas comuns e modelos mais afetados. 

Os híbridos plug-in há muito são apresentados como o meio-termo ideal: dá para rodar parte do tempo só na eletricidade, manter o abastecimento tradicional e reduzir consumo e emissões. Mas os dados mais recentes da Consumer Reports chegam como um balde de água fria: os PHEVs registram cerca de 80% mais problemas do que carros apenas a combustão. E não é algo apenas estatístico — segundo um relatório analisado pela SPEEDME.RU, proprietários relatam falhas nas baterias de alta voltagem, nos motores elétricos, em carregamento e em eletrônica. Ler mais 

Mais de metade das freguesias em Portugal não têm um banco nem um multibanco

 

Mais de 70% das freguesias no país estão sem, pelo menos, uma dependência bancária, segundo dados compilados pelo semanário Expresso. No interior, por exemplo, em Góis, no distrito de Coimbra, há apenas dois balcões na sede do concelho e não têm horário completo.

Situado entre as serras da Lousã e do Açor, o concelho de Góis tem na natureza o seu principal atrativo. Segundo os Censos de 2021 eram cerca de 3.800 os habitantes, quase 1.500 com mais de 65 anos.

No concelho, há duas dependências bancárias, ambas na vila, na mesma rua quase uma em frente da outra. Uma encerra à hora de almoço, outra fecha uma hora durante esse período.

Com quatro freguesias, quem vive na mais distante, a de Alvares, tem 27 quilómetros de estrada de serra e cerca de 40 minutos pelo caminho. Aqui não há sequer multibanco e na freguesia mais próxima, a cinco quilómetros, há um mas nem sempre dá conta do recado.

O encerramento de agências bancárias acentuou-se nos últimos anos. Segundo dados compilados pelo semanário Expresso, mais de 70% das freguesias no país estão sem, pelo menos, uma dependência bancária.

No interior, as populações mais idosas somam às dificuldades em percorrer os trajetos, as dificuldade no domínio das tecnologias, acabando por ser os mais prejudicados.

 

E às ‘entradas’ não solicitadas, das facturas apagadas ou do pagamento recusadas?

 


A antena portuguesa da multinacional belga Euroconsumers, S.A., a mercantil Deco-Proteste, Ld.ª, que entre nós se faz passar artificiosa e ardilosamente por associação de consumidores (com o suporte de uma certa comunicação social), num flagrante desvio de escopo, tornou ao tema das ‘entradas’ não solicitadas e reedita uma tese peregrina que vai ostensivamente ao arrepio da lei. 

E fê-lo em artigo publicado, em tempos, num espaço que, ao que parece, domina: o “Notícias ao Minuto”. Ler mais

Ainda que fidelizado...

Espanha substitui triângulo do carro por luz de sinalização obrigatória a partir de 1 de janeiro

 
Os triângulos de sinalização de carros avariados ou acidentes na estrada serão substituídos em Espanha por um aparelho luminoso obrigatório para todos os veículos com matrícula espanhola.

Os triângulos de sinalização de carros avariados ou acidentes na estrada são substituídos em Espanha a partir de 1 de janeiro por um aparelho luminoso obrigatório para todos os veículos com matrícula espanhola. Este “dispositivo V-16 ligado será o único meio legal de sinalização de veículos imobilizados a partir de 1 de janeiro de 2026 e substituirá os triângulos”, disse a Direção-Geral de Trânsito (DGT) espanhola.

O dispositivo luminoso passa a ser obrigatório em Espanha para os veículos com matrícula espanhola, que têm de os levar no porta-luvas. No caso de matrículas estrangeiras, como as portuguesas, aplicam-se as regras dos respetivos países, segundo a DGT. Ler mais

Água em Lisboa mais cara para a maioria dos clientes em 2026

A atualização de preços para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL é de 17 cêntimos por mês. A empresa refere que as tarifas foram atualizadas de acordo com previsão do índice harmonizado de preços no consumidor.

Os preços da água para os moradores de Lisboa vai aumentar em 17 cêntimos por mês para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL já a partir de 1 de janeiro de 2026, anunciou hoje a empresa.

De acordo com a empresa responsável pelo abastecimento de água à cidade de Lisboa, "a atualização de preços para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL, cerca de 85% (consumo médio mensal de 7 m3 e um contador até 25mm), é de 17 cêntimos por mês". Ler mais

 

Frio aperta a partir de hoje e fica para a Passagem de Ano. Mas há chuva à vista

 

O estado do tempo continua a ser uma das principais preocupações dos portugueses à entrada de um novo ano, sobretudo para quem planeia celebrar a passagem de ano ao ar livre.

O estado do tempo continua a ser uma das principais preocupações dos portugueses à entrada de um novo ano, sobretudo para quem planeia celebrar a passagem de ano ao ar livre. As previsões apontam para um cenário contrastante entre regiões, com tempo seco e frio no continente na noite de 31 de dezembro, mas com chuva e vento a ganharem força logo nos primeiros dias de 2026, devido à aproximação de uma depressão atmosférica complexa.

Segundo as previsões divulgadas pelo portal especializado LusoMeteo, esta terça-feira, Portugal continental mantém-se sob influência anticiclónica, com estabilidade atmosférica, frio intenso durante a noite e condições favoráveis à formação de nevoeiros, alguns deles gelados, enquanto a mudança do tempo deverá ocorrer rapidamente após o início do novo ano. Ler mais

 

Direto ao Consumo - Radio Valor Local

Afinal como foi o balanço dos consumidores portugueses em 2025? O que podem esperar em 2026 no que toca à defesa do consumidor por parte das entidades estatais? (...)
 

Salários na Função Pública sobem pelo menos 56,58 euros e subsídio de refeição salta para 6,15 euros

 Mantém-se a atualização salarial de pelo menos 2,15% em 2026, mas o Executivo melhorou a proposta de subsídio de refeição. Ordenado mínimo no Estado aumenta para 934,99 euros.

No próximo ano e tal como previsto, os salários da Função Pública vão subir 56,58 euros até cerca de 2.600 euros ou num mínimo de 2,15% para valores superiores, segundo a proposta de aditamento ao acordo de valorização dos cerca de 760 mil funcionários públicos apresentada pela secretária de Estado da Administração Pública às estruturas sindicais.

Isto significa que, em 2026, a base remuneratória da Administração Pública (BRAP), vulgo salário mínimo no Estado, vai evoluir dos 878,21 euros para os 934,99 euros. São mais 14,99 euros face à retribuição mínima mensal garantida prevista para o próximo ano, de 920 euros. Ler mais

“Cheques” para elétricos já esgotaram, mas há mais a caminho

 


Ministra espera obter "autorização" para lançar um novo programa de incentivos da mesma ordem de grandeza já em janeiro de 2026, depois de os apoios terem esgotado em poucas horas na segunda-feira.

Abriram e esgotaram em poucas horas, mas há mais a caminho. A ministra do Ambiente garantiu na segunda-feira à Renascença que o Governo prevê lançar um novo programa de apoio à compra de carros elétricos em 2026, esperando obter a devida “autorização” já em janeiro.

Na segunda-feira abriram as candidaturas ao programa mais conhecido por “cheques” para a compra de veículos de baixas emissões. Mas, em poucas horas, esgotaram os apoios para a compra de veículos ligeiros de passageiros totalmente elétricos por pessoas singulares. Havia 2.200 incentivos de 4.000 euros cada para esta tipologia. Ler mais 

Final de Ano no SNS com várias urgências encerradas. Veja aqui quais

 

Diversas urgências hospitalares vão estar encerradas ou condicionadas durante a passagem de ano e no dia 1 de janeiro, com impacto sobretudo nas áreas de obstetrícia, ginecologia e pediatria, segundo a informação atualmente disponível.

Diversas urgências hospitalares vão estar encerradas ou condicionadas durante a passagem de ano e no dia 1 de janeiro, com impacto sobretudo nas áreas de obstetrícia, ginecologia e pediatria, segundo a informação atualmente disponível. Os condicionamentos começam já esta quarta-feira, dia 31 de dezembro, prolongando-se até quinta-feira, dia 1 de janeiro, coincidindo com o início do novo ano.

A Executive Digest consultou a informação disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que detalha os serviços de urgência encerrados e aqueles que apenas funcionarão mediante referenciação durante este período festivo. Ler mais

 

Diário de 30-12-2025

 


Diário da República n.º 250/2025, Série I de 2025-12-30

Presidência do Conselho de Ministros

Aprova o Pacto das Competências Digitais, conforme previsto no Plano do XXV Governo Constitucional.

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

Aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2026.

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para o ano de 2026.

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

Aprova o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira para o ano de 2026.

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à atualização anual do valor do indexante dos apoios sociais (IAS).

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à atualização anual das pensões e de outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de segurança social.

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à atualização anual das pensões de acidentes de trabalho para o ano de 2026.

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à atualização do valor de referência do complemento solidário para idosos e do montante do complemento solidário para idosos que se encontra a ser atribuído.

Emprensa Escrita - 30-12-2025





 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Mais de 3 milhões de casas referenciadas pelo Balcão Único

 

Atualmente, 158 municípios aderiram ao BUPi, o que ajudou à referenciação de mais de três milhões de propriedades. Governo destaca a adesão ao BUPi para conhecimento da localização e área de prédios.

Mais de três milhões de propriedades já estão referenciadas por 158 municípios que recorreram ao Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma nacional de registo e cadastro do território, segundo a contabilização do Governo.

Numa resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira, que aprovou um novo modelo institucional para a continuidade do BUPi, o Governo refere que, até novembro de 2025, mais de 469 mil cidadãos identificaram as suas propriedades através da plataforma. Ler mais

Google vai permitir alterar o endereço do Gmail sem perda de dados

 

Após duas décadas de espera, o Google começou a implementar uma funcionalidade que permite trocar o endereço @gmail.com sem perder mensagens, ficheiros do Drive ou subscrições associadas.

Durante mais de 20 anos, os utilizadores do Gmail enfrentaram uma limitação técnica persistente, a de que para mudar o nome do seu endereço de correio electrónico, eram forçados a criar uma conta inteiramente nova e a abandonar todo o histórico acumulado, ficheiros e subscrições associadas.

Esta barreira está finalmente a cair, segundo reportou o jornal jornal The New York Times, que através de instruções dadas numa página de suporte oficial da Google em Hindi, vai começar a ser permitido alterar o endereço principal sem que isso signifique o sacrifício de dados em serviços críticos como o Google Drive, YouTube, Maps ou Google Photos. Ler mais

 

Serviço reforçado no Metro do Porto na noite de Passagem de Ano

O metro do Porto vai ser reforçado na noite de Passagem de Ano, funcionando de forma ininterrupta até às 06h00, altura em que passam a vigorar os horários normalmente praticados aos domingos e feriados, indicou esta segunda-feira a empresa.

O metro do Porto vai ser reforçado na noite de Passagem de Ano, funcionando de forma ininterrupta até às 06h00, altura em que passam a vigorar os horários normalmente praticados aos domingos e feriados, indicou esta segunda-feira a empresa.

Em comunicado, a Metro do Porto informa que de quarta para quinta-feira, a operação não vai parar, sendo a única exceção a Linha Violeta (E), cujas viagens terminam, conforme sucede em dias normais, por volta da 01h00. Ler mais

 

Está confirmado. Idade da reforma volta a subir em 2027 para 66 anos e 11 meses


 Portaria publicada esta segunda-feira vem confirmar cálculos feitos pelo ECO com base na esperança média de vida. Idade da reforma volta a subir e corte das pensões antecipadas agrava-se. 

A idade de acesso à reforma vai mesmo voltar a aumentar em 2027 para 66 anos e 11 meses. A portaria publicada esta manhã em Diário da República confirma o cálculo já feito pelo ECO com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos à esperança média de vida. Confirma também que o corte aplicado às pensões antecipadas vai agravar-se para 17,63% já em janeiro.

Comecemos pela idade da reforma. Por lei, esta evolui em função da esperança média de vida aos 65 anos. No fim de novembro, INE publicou o valor provisório para o triénio compreendido entre 2023 e 2025: 20,19 anos, isto é, mais 0,17 anos do que o registado no triénio anterior. Ler mais

 

Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm teleassistência

Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como ‘botão de pânico’, indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema. “Informa-se que se encontram no sistema de teleassistência cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica”, adiantou em 16 de dezembro, em resposta [...]

Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como ‘botão de pânico’, indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.

“Informa-se que se encontram no sistema de teleassistência cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica”, adiantou em 16 de dezembro, em resposta à Lusa, fonte oficial da DGRSP. Ler mais

Governo abre candidaturas para apoio à compra de elétricos

 

Carros, bicicletas e carregadores para baterias estão entre os veículos elegíveis para receber o apoio estatal, que varia entre os 500 e os cinco mil euros. Candidaturas decorrem até 12 de fevereiro.

As candidaturas ao novo apoio estatal à compra de veículos elétricos, que tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2025, podem ser apresentadas a partir desta segunda-feira através do site do Fundo Ambiental.

O período de candidatura decorre até 12 de fevereiro de 2026 “ou até que se esgote a dotação disponível”, que o Governo anunciou no passado dia 22 ascender a um total de 17,6 milhões de euros. Ler mais 

Não termine 2025 com uma multa: saiba onde estão os radares da PSP até ao final do ano

A PSP indica que o planeamento é “indicativo”, pelo que está sujeito a “alterações pontuais”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibilizou, como já vem sendo habitual, a calendarização e respetivo horário de algumas operações de controlo de velocidade ao longo do mês de dezembro. São mais de 100 locais em todo o país e ilhas.

A PSP indica que o planeamento é “indicativo”, pelo que está sujeito a “alterações pontuais”.

Assim, tome nota de onde vão estar os próximos dias os radares:

Açores

29-dez-25 08h00 / 16h00 ER1-1, Grota do Vale, São Bento, Angra Heroísmo

Beja

29-dez-25 14h00 / 17h00 Av. Salgueiro Maia, Beja

Évora

31-dez-25 10h00 / 11h30 Av. Lino de Carvalho

Leiria

30-dez-25 09h00 / 12h00 Estrada da Nazaré, Km 15,2

Lisboa

30-dez-25 08h00 / 11h00 Ponte 25 de Abril, A2, Almada

Porto

29-dez-25 16h00 / 00h00 Av. Dr. Antunes Guimarães / R. Pinto de Araújo 373, Matosinhos
30-dez-25 13h00 / 20h00 EN222, cruzamento R. Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia

 

Semana arranca com combustíveis mais caros: saiba quanto vai pagar a mais para atestar

De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na passada sexta-feira 1,521 euros, enquanto o preço médio do gasolina totalizava 1,646 euros.

A última semana de 2025 vai terminar com o período recente de descidas do preços dos combustíveis: a partir desta segunda-feira, conte com um aumento duplo. De acordo com o ACP, espere uma subida até meio cêntimo no gasóleo e de 1 cêntimo na gasolina 95.

Segundo fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência dos postos de abastecimento ‘normais’ e reportam “uma subida de 0,0057 euros no gasóleo e de 0,0077 euros na gasolina 95”. Ler mais

Diário de 29-12-2025

 


Diário da República n.º 249/2025, Série I de 2025-12-29

Presidência do Conselho de Ministros

Altera o Decreto-Lei n.º 225/2003, de 24 de setembro, e transpõe a Diretiva (UE) 2024/1438, no que diz respeito aos sumos de frutos e determinados produtos similares destinados à alimentação humana.

Presidência do Conselho de Ministros

Altera o Estatuto do Cuidador Informal, aprovado pela Lei n.º 110/2019, de 9 de setembro, e o Decreto Regulamentar n.º 5/2024, de 6 de novembro.

Presidência do Conselho de Ministros

Atualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2026.

Presidência do Conselho de Ministros

Aprova o Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional para 2026-2027.

Presidência do Conselho de Ministros

Prorroga o mandato da eBUPi e define um novo modelo institucional para a continuidade do projeto BUPi.

Presidência do Conselho de Ministros

Determinação do quantitativo da taxa unitária de terminal a utilizar para o cálculo da taxa de terminal devida pelos serviços de navegação aérea de terminal, prestados nos aeroportos públicos nacionais para o ano de 2026.

Presidência do Conselho de Ministros e Finanças

Sexta alteração à Portaria n.º 77-B/2014, de 1 de abril, que fixa o valor das taxas de segurança a cobrar nos aeroportos da rede ANA e nos restantes aeródromos e aeroportos.

Finanças e Agricultura e Mar

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 254/2025/1, de 6 de junho, que estabelece as condições e os procedimentos aplicáveis à atribuição, em 2025, de um subsídio, no âmbito do auxílio de minimis ao setor da pesca, que corresponde a uma redução no preço final da gasolina e do gás de petróleo liquefeito (GPL) consumidos na pequena pesca artesanal e costeira, na pequena aquicultura e na salicultura, equivalente ao que resulta da redução da taxa aplicável ao gasóleo consumido na pesca.

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Determina a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2027.

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à alteração do Regulamento da Lotaria Instantânea, aprovado pela Portaria n.º 552/2001, de 31 de maio.

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Procede à alteração do Regulamento do EUROMILHÕES, aprovado pela Portaria n.º 1267/2004, de 1 de outubro.

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Fixa as normas regulamentares necessárias à repartição dos resultados líquidos de exploração dos jogos sociais atribuídos ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Agricultura e Mar

Procede à quarta alteração à Portaria n.º 247/2022, de 27 de setembro, que aprova os protocolos de distinção, homogeneidade e estabilidade (DHE), as condições mínimas para os exames de variedades vegetais e os regulamentos técnicos a que se refere o Decreto-Lei n.º 42/2017, de 6 de abril, na sua redação atual.

Região Autónoma da Madeira - Presidência do Governo

Primeira alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 9/2025/M, de 1 de agosto, que aprova a orgânica da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura.

Atenção: transferências ‘normais’ feitas na época natalícia só caem hoje na conta, avisa Banco de Portugal

 

Já as transferências imediatas, acrescentou o Banco de Portugal, mantêm-se “a ser processadas 24 horas por dia, com disponibilização dos fundos aos beneficiários em até 10 segundos”

Se fez uma transferência ‘normal’ nos dias natalícios, estas apenas deverão chegar às contas de destino esta segunda-feira, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, alertou o Banco de Portugal.

A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências ‘normais’ (tecnicamente designadas por transferências ‘a crédito’), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam ‘bloqueadas’, o que se traduz numa demora de mais de quatro dias para operações realizadas em 24 de dezembro, por exemplo. Ler mais

 

Presidenciais: termina hoje inscrição para voto antecipado de eleitores internados ou presos

 

A votação para doentes internados e reclusos decorre entre 5 e 8 de janeiro, com o voto a ser recolhido no próprio estabelecimento, em dia e hora previamente anunciados, na presença do presidente da câmara municipal ou do seu representante, conforme indica o Portal do Eleitor

As inscrições para o voto antecipado em mobilidade terminam esta segunda-feira no âmbito das eleições presidenciais marcadas para 18 de janeiro de 2026. A modalidade permite a qualquer eleitor recenseado em território nacional votar uma semana antes do dia das eleições, numa mesa de voto escolhida pelo próprio.

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o voto antecipado em mobilidade pode ser exercido no sétimo dia anterior ao ato eleitoral, num domingo, existindo uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas. Para tal, os eleitores devem submeter o pedido através da plataforma eletrónica do voto antecipado ou por via postal, dentro do prazo legalmente definido. Ler mais

 

Candidaturas aos cheques de elétricos e carregadores abrem hoje. Como funciona?

Que "cheques" são estes e para que me podem ser úteis?

O Governo lançou novamente a concurso verbas — um total de 17,6 milhões — que quer destinar a apoiar aqueles que queiram apostar em mobilidade elétrica, que vai desde veículos elétricos a bicicletas convencionais, passando pelos carregadores de carros elétricos. Os cheques vão até 5.000 euros.

Estes cheques estão disponíveis para famílias e “pessoas coletivas”, como Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), autoridades de transportes e autarquias locais.

Pode pedir o apoio mesmo que a compra já tenha sido efetuada, desde que a tenha feito em data posterior a 1 de janeiro de 2025, inclusivé. Ler mais

Do pão às rendas, dos seguros à luz. O que muda nos preços em 2026

 


O ECO compilou alguns dos produtos e serviços cujos preços irão aumentar. No próximo ano são muitas as coisas que vão ficar mais caras.

Ano novo, vida nova e… contas mais altas. No próximo ano são muitas as coisas que vão ficar mais caras, a começar pela conta do supermercado, a renda da casa, os bilhetes de autocarro e a fatura da luz.

O ECO compilou alguns dos produtos cujos preços irão aumentar no próximo ano. O Governo prevê que a taxa de inflação em 2026 seja de 2,1%, o que indicia uma subida dos preços, mas há certos produtos e serviços cujo aumento irá superar este valor. Os seguros de saúde vão subir 10%, a carne o peixe 6% e mandar uma carta vai ficar 6,2% mais caro.

Veja os produtos e serviços que vão subir de preço no próximo ano. Ler mais

Imprensa Escrita - 29-12-2025





 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Jornal As Beiras - 26-12-2025


 

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR - Jorna As Beiras

 


Troca de brindes: direito ou favor?

Nem o “deslindes”… ao consumidor!

 

“A Deco-Proteste, L.da, braço armado de uma empresa multinacional que se faz passar fraudulentamente, entre nós, por associação de consumidores (e, na sua esteira, outros “intérpretes”), considera, estranha e erroneamente,  mero favor dos comerciantes a troca de brindes,  já que – garante – não há na lei nada que consigne qualquer direito, neste particular, ao  consumidor.

Os disparates repetem-se em vários “sites”, sendo que um deles é o do Banco Santander… e outros de análogo parecer!

Pergunta-se se concorda com esta opinião, que favorece, com efeito, o comércio em detrimento, afinal, do consumidor.”

 

 Apreciada a questão, urge desmistificar tendenciosas ‘interpretações jurídicas’, denunciar promiscuidades, repor as coisas no são, segundo o nosso entendimento:

 1.    Na ausência de regra expressa no ordenamento jurídico de consumo, há que recorrer supletivamente ao Código Civil: nele se disciplina quer a venda a contento quer a venda sujeita a prova.

 2.    A ‘venda a contento é feita sob reserva de a coisa agradar ao consumidor; a ‘venda sujeita a prova’ sob condição de a coisa ser idónea para o fim a que se destina e ter as qualidades pelo vendedor asseguradas.

 3.    venda a contento [Cód. Civil: art.º 923 s] reveste duas modalidades:

 

3.1.        a primeira, mera proposta de venda: a proposta considera-se aceita se, entregue a coisa ao consumidor, este se não pronunciar dentro do prazo da aceitação (8, 10 dias, o que se fixar); neste caso, não haverá pagamento porque não há contrato, mas uma mera entrega de um valor, a título de caução.

3.2.        a segunda, como contrato: há já um contrato a que se porá termo se a coisa não agradar ao consumidor; devolvida a coisa, restituir-se-á, na íntegra, o preço.

 

4.    Em caso de dúvida, presume-se que se trata de mera proposta contratual

5.    A ‘venda sujeita a prova’ [Cód. Civil: art.º 925] depende, em princípio, de  uma condição suspensiva: i., é, aquela segundo a qual as partes subordinam a um acontecimento futuro e incerto a produção dos efeitos do negócio; se a coisa servir ao consumidor, se for idónea ao fim a que se destina, o negócio produz os seus efeitos normais; se, pelo contrário, o não for, o contrato extingue-se.

 6.    Prova feita dentro do prazo e segundo a modalidade estabelecida pelo contrato ou pelos usos.

 7.     Mas poderá haver ainda o recurso ao ‘princípio da autonomia da vontade’ [Cód. Civil: art.º 406], em cujo n.º 2,  sob a epígrafe “liberdade contratual”, se diz:

 “As partes podem ainda reunir no mesmo contrato regras de dois ou mais negócios, total ou parcialmente regulados na lei.”

8.    E o facto é que os contratos celebrados nestas circunstâncias (e é essa tanto a vontade de uns e de outros, fundidas em negócio jurídico que - se assim não fora - nem os consumidores comprariam nem os comerciantes venderiam) são-no com a faculdade de troca em um dado período de tempo (que outrora fora de oito dias, pelo recurso paralelo ao prazo do proémio do artigo 471 do Código Comercial, que, de resto, constava das notas emitidas pelos estabelecimentos).

 9.    Contrato que é um híbrido de venda a contento ou sujeita a prova com consequências menos gravosas para o comerciante que os verdadeiros e próprios contratos típicos, nominados, como aliás se definem, com a faculdade de troca do bem, já que se pactua a substituição da coisa que não a sua devolução pura e simples com a restituição do preço.

 10. Não se fale, pois, em favor ou em mera cortesia nem se diga que os fornecedores não estão obrigados a efectuar as trocas com as consequências daí emergentes: porque, em tais termos, a isso se obrigam, sem quaisquer reservas.

 

EM CONCLUSÃO

 

a.    As trocas de brindes, de prendas, não são meros favores, antes algo regrado no Código Civil ou em resultado do acordo das partes: ou vendas a contento ou sujeitas a prova [Cód. Civil: artigos 923 e ss].

 b.    No limite, tratar-se-á de um contrato híbrido de venda a contento ou sujeita a prova com a faculdade não de devolução, mas de substituição do bem [Cód. Civil: artigo 406].

 c.    Estão no cerne das negociações comerciais, estão previstas na lei, são por tal disciplinadas, decorrem da livre negociação entre as partes, resultam de usos comerciais consolidados: não se deturpe, pois, a coisa com gravame para o consumidor.

Eis, salvo melhor juízo, o nosso parecer.

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO - Portugal

Telecomunicações ficam mais caras em 2026. Veja o que muda nos preços

  Com excepção da DIGI, a MEO, NOS e Vodafone anunciaram subidas nos preços dos seus serviços para o ano que se aproxima, mas existem algum...