terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Mais de metade das freguesias em Portugal não têm um banco nem um multibanco

 

Mais de 70% das freguesias no país estão sem, pelo menos, uma dependência bancária, segundo dados compilados pelo semanário Expresso. No interior, por exemplo, em Góis, no distrito de Coimbra, há apenas dois balcões na sede do concelho e não têm horário completo.

Situado entre as serras da Lousã e do Açor, o concelho de Góis tem na natureza o seu principal atrativo. Segundo os Censos de 2021 eram cerca de 3.800 os habitantes, quase 1.500 com mais de 65 anos.

No concelho, há duas dependências bancárias, ambas na vila, na mesma rua quase uma em frente da outra. Uma encerra à hora de almoço, outra fecha uma hora durante esse período.

Com quatro freguesias, quem vive na mais distante, a de Alvares, tem 27 quilómetros de estrada de serra e cerca de 40 minutos pelo caminho. Aqui não há sequer multibanco e na freguesia mais próxima, a cinco quilómetros, há um mas nem sempre dá conta do recado.

O encerramento de agências bancárias acentuou-se nos últimos anos. Segundo dados compilados pelo semanário Expresso, mais de 70% das freguesias no país estão sem, pelo menos, uma dependência bancária.

No interior, as populações mais idosas somam às dificuldades em percorrer os trajetos, as dificuldade no domínio das tecnologias, acabando por ser os mais prejudicados.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Telecomunicações ficam mais caras em 2026. Veja o que muda nos preços

  Com excepção da DIGI, a MEO, NOS e Vodafone anunciaram subidas nos preços dos seus serviços para o ano que se aproxima, mas existem algum...