A Oniomania, também conhecida como Perturbação Compulsiva por Compras, é uma doença que tende a piorar com as grandes campanhas promocionais praticadas pelas grandes superfícies comerciais. As explicações são da médica Luísa Lagarto, psiquiatra da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra.
A oniomania é considerada uma doença psiquiátrica caracterizada por um desejo recorrente e descontrolado de realizar compras. Estima-se que atinja 6% da população geral, e a maioria dos estudos indica que cerca de 90% são mulheres.
"Os principais sintomas consistem em comportamentos repetitivos, pensamentos intrusivos e preocupações relacionadas com compras e impulsos para comprar, os quais são vivenciados como irresistíveis e de difícil controlo. Os doentes descrevem uma sensação de tensão e de ansiedade crescente, que só alivia quando a compra é realizada. Posteriormente geram-se habitualmente sentimentos de culpa, angústia e preocupação. É frequente serem adquiridos objetos supérfluos e de elevado valor, conduzindo a problemas financeiros graves", refere a psiquiatra Luísa Lagarto. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário