Lisboa, 25 jun 2025 (Lusa) -- Os trabalhadores com mestrado recebem cerca de 80% acima de um diplomado com o ensino secundário, segundo um estudo nacional que alerta para uma menor presença de alunos mais carenciados em mestrados.
Os jovens mais qualificados recebem mais e têm mais facilidade em encontrar trabalho, conclui o relatório "Balanço Anual da Educação 2025", um trabalho de investigação desenvolvido pelo Edulog, o 'think thank' para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.
O estudo mostra que um trabalhador com mestrado ganha cerca de 80% acima de alguém com apenas o 12.º ano e, no caso dos licenciados, a diferença salarial é de 45%. No entanto, os investigadores alertam para a baixa presença de filhos de famílias desfavorecidas em mestrados.
Nos últimos anos aumentaram os jovens licenciados e com mestrados, mas a transição para o mestrado ainda "constitui um eixo crucial de desigualdade entre diplomados do ensino superior", salienta o estudo hoje divulgado que analisou a evolução entre 2018 e 2023. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário