quarta-feira, 25 de junho de 2025

Há menos alunos carenciados no ensino obrigatório com acesso a bolsa

 

A atribuição de bolsas a alunos mais carenciados tem vindo a diminuir nos últimos anos, segundo um estudo nacional, que alerta para um “desfasamento progressivo dos limiares de elegibilidade” e uma “diminuição acentuada” de beneficiários.

Há cada vez menos crianças fora da escola, mas “o universo de bolseiros de famílias mais carenciadas tem vindo a cair”, revela o relatório “Balanço Anual da Educação 2025” hoje divulgado, que faz um retrato da Educação em Portugal nos últimos anos.

A rede de ensino é cada vez mais universal mas as verbas destinadas à ação social escolar (ASE) na educação básica e secundária permanecem “a níveis absolutos muito semelhantes ao período pré-pandémico”, lê-se no trabalho de investigação hoje divulgado e desenvolvido pelo Edulog, o ‘think thank’ para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

Para os investigadores, tal significa uma “quebra real da despesa do estado com a ação social escolar”, que “esconde uma diminuição acentuada do número de beneficiários” mais pobres entre a crise financeira e a crise pandémica, ou seja, daqueles que se enquadram nos escalões A e B. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...