Portugal já não é um caso de sucesso na aprendizagem da Matemática e é agora um exemplo de como se pode piorar. Avaliação internacional revela que estamos a cair a pique desde 2015 e que a culpa não é da pandemia mas sim de opções políticas.
Os alunos portugueses continuam em queda acentuada nas avaliações
internacionais em Matemática. Uma tendência que se tem vindo a registar
desde 2015 em todos os domínios. Quarta-feira foi publicado o relatório
do TIMSS –Trends in International Mathematics and Science Study 2023, a
avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º anos de
escolaridade em Matemática e Ciências. Este estudo é realizado de
quatro em quatro anos e tem como finalidade aferir o desempenho dos
alunos e os contextos em que estes aprendem. Portugal participou pela
quinta vez na avaliação dos alunos do 4.º ano e pela segunda vez
consecutiva na avaliação do 8.º ano.
Os resultados são um reflexo de
pelo menos os quatro anos de escolaridade que antecederam o estudo. Ou
seja, em relação ao 4.º ano, foram avaliados os alunos que frequentaram o
1.º ciclo entre 2019 e 2023; do 8.º ano, foram aferidas as competências
dos que iniciaram o 2.º ciclo em 2019 e concluíram o 8.º em 2023. Ler mais
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