sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Alunos do 8.º ano perderam dois anos de aprendizagem

 

Portugal já não é um caso de sucesso na aprendizagem da Matemática e é agora um exemplo de como se pode piorar. Avaliação internacional revela que estamos a cair a pique desde 2015 e que a culpa não é da pandemia mas sim de opções políticas. 

Os alunos portugueses continuam em queda acentuada nas avaliações internacionais em Matemática. Uma tendência que se tem vindo a registar desde 2015 em todos os domínios. Quarta-feira foi publicado o relatório do TIMSS –Trends in International Mathematics and Science Study 2023, a avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º anos de escolaridade em Matemática e Ciências. Este estudo é realizado de quatro em quatro anos e tem como finalidade aferir o desempenho dos alunos e os contextos em que estes aprendem. Portugal participou pela quinta vez na avaliação dos alunos do 4.º ano e pela segunda vez consecutiva na avaliação do 8.º ano.
Os resultados são um reflexo de pelo menos os quatro anos de escolaridade que antecederam o estudo. Ou seja, em relação ao 4.º ano, foram avaliados os alunos que frequentaram o 1.º ciclo entre 2019 e 2023; do 8.º ano, foram aferidas as competências dos que iniciaram o 2.º ciclo em 2019 e concluíram o 8.º em 2023.  Ler mais

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