Lembra-se das publicidades veiculadas na TV que influenciavam as crianças, usando estratégias como “Compre Baton!”, para estimular o consumismo? Essas práticas, hoje devidamente proibidas, podem ser legalizadas no âmbito da internet e das tecnologias da informação devido às movimentações para a votação do Projeto de Lei 2628/22. A proposta busca estabelecer uma legislação que proteja crianças e adolescentes no ambiente digital e, atualmente, está sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.
Contrariando os esforços iniciais para proteger as crianças, o
relatório do senador Jorge Kajuru (PSB/GO) propõe remover a vedação de
direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica a crianças
em produtos e serviços da tecnologia da informação, estabelecida no
art. 10º, originalmente. Além disso, trata de forma equivocada crianças e
adolescentes da mesma forma quanto ao direcionamento de publicidade,
pois, ao incluir as crianças no art. 11º, o texto as equipara aos
adolescentes e concede a elas menos proteção contra a publicidade do que
aquela efetivamente devida a pessoas dessa faixa etária, nos termos da
legislação e da jurisprudência atuais. Ler mais
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