Há acordo entre os líderes europeus relativamente à compra conjunta de gás natural, hidrogénio e gás natural liquefeito, avança a Reuters, que teve acesso a um esboço do documento. A formalização deverá ser feita ainda esta semana.
Ao que indica a agência de notícias, as compras devem ser feitas ainda este ano de forma a preparar o próximo inverno e o objetivo com a compra conjunta é tentar travar a escalada dos preços das matérias-primas.
Na terça-feira, o primeiro-ministro afirmou que Portugal defende a rápida fixação de teto máximo para o preço do gás e a abertura da Comissão Europeia a ajudas de Estado para as empresas mais expostas à atual crise energética.
Perante a Comissão Permanente da Assembleia da República, António Costa disse que se baterá por aquelas duas propostas na reunião do Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira, em Bruxelas, adiantando também que Portugal apoia que se avance na União Europeia para compras conjuntas de energia e de produtos do agroalimentar mais afetados pela crise provocada pela intervenção militar russa na Ucrânia.
Os líderes da UE vão reunir-se em Conselho Europeu entre os dias 24 e
25 de março, pelo que será por essa altura que esta decisão poderá ser
formalizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário