segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Expectativa de aumento dos preços dispara em novembro

Os portugueses, em outubro e novembro, consideraram ter gasto mais dinheiro últimos 12 meses e prevêem gastar ainda mais nos próximos 12, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A par desta evolução, o índice de confiança dos consumidores recuou em outubro (-11 pontos) e novembro (-19,2) degradando-se depois das melhorias registadas em agosto (-11,9) e setembro (-9,9), segundo o INE.

O saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços subiu para os 39,5 pontos em outubro e para os 47,5 pontos em novembro, ao passo que o saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços disparou de setembro para outubro, dos 23,6 pontos para os 36 pontos. Em novembro voltou a subir para os 53 pontos, o valor máximo em dez anos.

Por setor, as variações são ainda mais expressivas, esclarece o INE: "as expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda atingiram o valor máximo das respetivas séries na construção e obras públicas e no comércio, enquanto na indústria transformadora situam-se no valor máximo desde novembro de 1990", avança o instituto. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é o Povo a Falar 23-2-2024

  T4 - Direitos do Consumidor com Mário Frota #15 Ver mais