quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Número de licenciados nas empresas sobe 65% em 10 anos

 Número de licenciados nas empresas e instituições passou de 314 mil em 2011 para os 518 mil em 2021

O número de licenciados nas empresas cresceu 65% em 10 anos, de acordo com dados divulgados pela Marktest. 

"Segundo os dados do MTSSS/GEP disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, em 2021, existiam em Portugal Continental 2,2 milhões de trabalhadores por conta de outrem a tempo completo com remuneração completa", pode ler-se num comunicado.

Ora, entre estes, "cerca de 518 mil possuía licenciatura, mestrado ou doutoramento, o que representa 23,5% do total".

A conclusão é que "nos últimos 10 anos o número de licenciados (ou superior) nas empresas e instituições cresceu 65%, passando de 314 mil em 2011 para os 518 mil em 2021".

Em termos proporcionais, o número de trabalhadores com licenciatura, mestrado ou doutoramento passou de representar 15,4% de todos os trabalhadores por conta de outrem para 23,5%, segundo os mesmos dados. 

"Neste grupo de trabalhadores com mais habilitações, o maior crescimento foi observado naqueles que possuem mestrado, que são hoje o quádruplo do que eram há 10 anos. O número de doutorados também duplicou, enquanto o número de licenciados cresceu 47% no mesmo período", pode ler-se na mesma nota divulgada.

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Socialistas ‘aplaudem’ Cláusulas Abusivas em Contratos de Adesão?


O último Conselho de Ministros aprovou, ao que se diz, 35 diplomas legais.

Por regulamentar desde 27 de Maio de 2021 a Comissão das Cláusulas Abusivas.

Dois anos e meio não bastaram para algo de tão elementar.

A Lei que a criou deveria entrar em vigor em 25 de Agosto de 2021.

E o facto é que… de todo não entrou!

Que animadversões moveram o Governo contra uma Comissão tão necessária para que os contratos fossem passados a pente fino de modo a que deles se expurgassem as cláusulas leoninas que os inquinam?

O Governo socialista de braço dado com os grupos económicos que se avantajam mediante cláusulas abusivas apostas nos ‘contratos prontos-a-assinar’?

O Governo socialista a dar cobertura a quantos desrespeitam os equilíbrios contratuais e se locupletam ilicitamente em prejuízo dos consumidores?

O Governo socialista a sufragar o enriquecimento injusto dos predisponentes (das cosmoempresas e das mais) e a propiciar o empobrecimento dos consumidores deliberadamente ou por inexcusável descaso?

Que tem o Governo Socialista contra os consumidores, que preteriu sempre uma adequada política, salvo num fugaz período em que dos consumidores se serviu com fins meramente eleitoralistas?

Que preconceitos tem o Governo Socialista contra a promoção dos interesses dos consumidores?

Que preconceitos tem o Governo Socialista contra a protecção dos seus direitos?

Por que razão o Governo Socialista mandou às malvas a educação e a formação para o consumo?

(1 - Incumbe ao Estado a promoção de uma política educativa para os consumidores, através da inserção nos programas e nas actividades escolares, bem como nas acções de educação permanente, de matérias relacionadas com o consumo e os direitos dos consumidores, usando, designadamente, os meios tecnológicos próprios numa sociedade de informação.

2 - Incumbe ao Estado, às regiões autónomas e às autarquias locais desenvolver acções e adoptar medidas tendentes à formação e à educação do consumidor, designadamente através de:

a) Concretização, no sistema educativo, em particular no ensino básico e secundário, de programas e actividades de educação para o consumo;

b) Apoio às iniciativas que neste domínio sejam promovidas pelas associações de consumidores;

c) Promoção de acções de educação permanente de formação e sensibilização para os consumidores em geral;

d) Promoção de uma política nacional de formação de formadores e de técnicos especializados na área do consumo.

3 - Os programas de carácter educativo difundidos no serviço público de rádio e de televisão devem integrar espaços destinados à educação e à formação do consumidor.

4 - Na formação do consumidor devem igualmente ser utilizados meios telemáticos, designadamente através de redes nacionais e mundiais de informação, estimulando-se o recurso a tais meios pelo sector público e privado.)

Por que razão o Governo Socialista escamoteou sempre a informação ao consumidor?

(1 - Incumbe ao Estado, às regiões autónomas e às autarquias locais desenvolver acções e adoptar medidas tendentes à informação em geral do consumidor, designadamente através de:

a) Apoio às acções de informação promovidas pelas associações de consumidores;

b) Criação de serviços municipais de informação ao consumidor;

c) Constituição de conselhos municipais de consumo, com a representação, designadamente, de associações de interesses económicos e de interesses dos consumidores;

d) Criação de bases de dados e arquivos digitais acessíveis, de âmbito nacional, no domínio do direito do consumo, destinados a difundir informação geral e específica;

e) Criação de bases de dados e arquivos digitais acessíveis em matéria de direitos do consumidor, de acesso incondicionado.

2 - O serviço público de rádio e de televisão deve reservar espaços, em termos que a lei definirá, para a promoção dos interesses e direitos do consumidor.”)

Por que razão o Governo Socialista não preencheu cada um dos distritos com um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo (dos 18 só 8 os possuem…) a fim de permitir aos consumidores uma justiça de proximidade, assimilando a competência em razão do valor  dos julgados de paz (em vez de 5 000 €, 15 000€)?

Escassas as perguntas. Respostas, nenhumas!

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO -, Portugal

Os perigos dos medicamentos para emagrecer


 

Portugal entre os países onde a idade da reforma mais vai subir em 2060

 

A média de idade de acesso à reforma em Portugal deverá subir para os 68 anos em 2060, registando um dos maiores aumentos entre os vários países da OCDE, segundo um relatório da organização hoje divulgado.

No seu relatório "Pensions at a glance 2023", a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estima que, com base no quadro legislativo em vigor nos diversos países que a integram, a média de idade de acesso à reforma normal deverá aumentar em dois anos até à década de 2060, para os 66,3 anos.

"No futuro, e tendo em conta as medidas já legisladas, a média da idade normal de reforma na OCDE aumentará dois anos, para 66,3 anos, para um homem que entre no mercado de trabalho em 2022", refere o documento, acentuando que haverá uma subida em 20 dos 38 países da OCDE, sendo que em mais três países a idade normal de reforma aumentará apenas para as mulheres. Ler mais

Le partenariat Microsoft-OpenAI dans le viseur de l’autorité britannique de la concurrence

 L’autorité britannique de la concurrence et des marchés (CMA) a invité vendredi dernier (8 décembre) les parties intéressées à se prononcer sur le partenariat existant entre Microsoft et OpenAI.

Microsoft a investi 13 milliards de dollars dans OpenAI, entreprise leader dans le domaine de l’intelligence artificielle à l’origine de ChatGPT, le chatbot le plus célèbre au monde. Toutefois, comme les termes du partenariat ne sont pas connus du public, l’autorité britannique a été amenée à déterminer si ce partenariat pouvait être assimilé à une acquisition.

Avant d’ouvrir une enquête formelle, la CMA a invité les parties intéressées à partager leurs opinions sur, entre autres, l’impact que la fusion pourrait avoir sur le marché britannique.

Comme l’a fait remarquer Sorcha O’Carroll, directrice principale chargée des fusions à la CMA, une enquête formelle « n’a lieu qu’une fois que la CMA a reçu les informations dont elle a besoin de la part des parties du partenariat ». (...)

Diário de 13-12-2023

 


Diário da República n.º 239/2023, Série I de 2023-12-13

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - SECRETARIA-GERAL

Retifica a Portaria n.º 376/2023, de 16 de novembro, que prevê medidas extraordinárias de apoio às cooperativas agrícolas e às organizações de produtores e respetivas associações do continente e medidas extraordinárias de apoio aos pequenos agricultores do continente, destinadas a mitigar o efeito da subida dos preços dos combustíveis e dos custos de produção, para o ano de 2023

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - SECRETARIA-GERAL

Retifica a Portaria n.º 346-A/2023, de 10 de novembro, que procede à segunda alteração da Portaria n.º 277-A/2010, de 21 de maio, que regulamenta o Decreto-Lei n.º 308/2007, de 3 de setembro, na sua redação atual, que cria o programa de apoio financeiro Porta 65

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - SECRETARIA-GERAL

Retifica a Portaria n.º 379-C/2023, de 17 de novembro, que procede à alteração da Portaria n.º 434/2008, de 18 de junho, que define a estrutura dos comandos territoriais de polícia e aprova as respetivas subunidades

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E FINANÇAS

Fixa a dotação de consultores de sistemas e tecnologias de informação

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E FINANÇAS

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 153-A/2021, de 19 de julho, que define o número máximo de consultores e a dotação máxima de chefes de equipa multidisciplinar do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP)

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E FINANÇAS

Primeira alteração à Portaria n.º 100-B/2021, de 11 de maio, que fixa a estrutura nuclear do Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA, I. P.)

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Aprova a primeira alteração à tabela de emolumentos consulares

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que a República Italiana depositou o seu instrumento de adesão à Convenção sobre o Controle e Marcação de Artigos de Metais Preciosos, adotada em Viena, a 15 de novembro de 1972

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que a República Portuguesa depositou o seu instrumento de aprovação do Ato de Genebra do Acordo de Lisboa relativo às Denominações de Origem e às Indicações Geográficas, adotado em Genebra, em 20 de maio de 2015

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

Procede à homologação do protocolo que cria a Academia do Empresário - Centro de Formação para o Empreendedorismo, Gestão e Liderança

COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES

Número de deputados a eleger para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a sua distribuição pelos círculos eleitorais

Transportes públicos batem recordes de reclamações: saiba quais as empresas que recebem mais queixas dos passageiros


 Nos primeiros seis meses de 2023, os transportes públicos bateram novo máximo de reclamações: em média, registaram-se 86 queixas por dia, mais 41 do que no período homólogo do ano anterior. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, os cancelamentos e as supressões, assim como os pedidos de reembolso, estão entre as principais queixas dos passageiros, sendo que os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Comboios de Portugal (CP) foram quem recolheram mais reclamações. 

Os dados constam do relatório das Reclamações no Ecossistema da Mobilidade dos Transportes, que indicaram para, no primeiro semestre do ano, um total de 15.494 reclamações, o maior número desde 2016. Os operadores de transportes rodoviários (10.214) e ferroviário de passageiros (4.561) são responsáveis por 95% das queixas – na rodovia, a TML recebeu 989 queixas, seguida pela Viação Alvorada (872) e Rede Nacional de Expressos (776).

No que diz respeito à ferrovia, a CP foi ‘campeã’ das queixas, com 3.096, mais 1.073 do que em igual período de 2022, sendo que a Fergatus teve 150. No metropolitano, foram apresentadas 1.059 reclamações, ao passo que o do Porto recolheu 86. Nos transportes marítimos, a Transtejo, com 383 reclamações, é a entidade mais visada pelos queixosos: segue-se a Soflusa, com 77. Ler mais

 

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...