quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Transportes públicos batem recordes de reclamações: saiba quais as empresas que recebem mais queixas dos passageiros


 Nos primeiros seis meses de 2023, os transportes públicos bateram novo máximo de reclamações: em média, registaram-se 86 queixas por dia, mais 41 do que no período homólogo do ano anterior. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, os cancelamentos e as supressões, assim como os pedidos de reembolso, estão entre as principais queixas dos passageiros, sendo que os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Comboios de Portugal (CP) foram quem recolheram mais reclamações. 

Os dados constam do relatório das Reclamações no Ecossistema da Mobilidade dos Transportes, que indicaram para, no primeiro semestre do ano, um total de 15.494 reclamações, o maior número desde 2016. Os operadores de transportes rodoviários (10.214) e ferroviário de passageiros (4.561) são responsáveis por 95% das queixas – na rodovia, a TML recebeu 989 queixas, seguida pela Viação Alvorada (872) e Rede Nacional de Expressos (776).

No que diz respeito à ferrovia, a CP foi ‘campeã’ das queixas, com 3.096, mais 1.073 do que em igual período de 2022, sendo que a Fergatus teve 150. No metropolitano, foram apresentadas 1.059 reclamações, ao passo que o do Porto recolheu 86. Nos transportes marítimos, a Transtejo, com 383 reclamações, é a entidade mais visada pelos queixosos: segue-se a Soflusa, com 77. Ler mais

 

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