terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Eurodeputados querem "rotulagem mais transparente" para mel e sumos

 
Os eurodeputados adotaram hoje uma revisão das chamadas diretivas "pequeno-almoço" para que os consumidores tomem decisões mais informadas sobre produtos agroalimentares como o mel, sumos de frutos e compotas.

"Hoje é um bom dia para uma rotulagem mais transparente. A indicação mais precisa dos países de origem dos produtos vai facilitar a escolha de produtos saudáveis e regionais pelos consumidores", afirmou o relator austríaco Alexander Bernhuber, do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos).

Com 522 votos a favor, 13 votos contra e 65 abstenções, os deputados deram luz verde à atualização de normas em vigor há mais de 20 anos, relativas à composição, denominação, rotulagem e apresentação de determinados alimentos. Ler mais

 

Urgência do Hospital de Loures com dezenas de doentes à espera

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, apresentou esta manhã de terça-feira um tempo de espera médio de quase 13 horas para atendimento de doentes urgentes, tendo baixado ao início da tarde para as sete horas. Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a registar picos de procura nas urgências gerais.

Segundo informação do Portal do SNS, o Hospital Beatriz Ângelo registava pouco depois do meio-dia desta terça-feira, um tempo médio de espera de 12.48 horas para o atendimento de doentes urgentes. Áquela hora, estavam 55 pessoas triadas com pulseira amarela à espera de serem observadas por um médico. 

O JN contactou o Hospital Beatriz Ângelo para esclarecimentos, mas não recebeu resposta até ao momento.  Ler mais

 

Urgente: falta pagar algo. “Aumento incrível” das fraudes de encomendas

 Mais um esquema criminoso que deve ser – ainda mais – popular ao longo desta época festiva.

Receber encomendas em casa passou a ser rotina para milhares de portugueses, sobretudo desde o aparecimento da COVID-19.

Numa altura em que o Natal se aproxima, é natural que essas compras online se multipliquem.

Primeiro problema: quando o cliente não é o único a saber que está à espera de uma encomenda.

Segundo problema: quando não há encomenda nenhuma.

As “fraudes de encomendas” estão a aumentar nesta altura, avisa a Avast, empresa de software de segurança online. Ler mais

Recorde de queixas, dívida e processos: qual o futuro dos planos de saúde?…

 Mesmo com aumento no número de clientes em 2023, o mercado de planos de saúde no Brasil coleciona indicadores ruins: registra alta de reclamações, aumento de decisões judiciais desfavoráveis e prejuízo financeiro recorde.
O que aconteceu

As reclamações contra os convênios batem recordes. As queixas aumentaram 120%, entre 2019 (antes da pandemia) e os dez primeiros meses de 2023. Elas passaram de 363 para 973 por dia, em média, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde)… Ler mais

ISTO É O POVO A FALAR

 


T4 - Direitos do Consumidor com Mário Frota #10 - ISTO É O POVO A FALAR - Ver mais

O WhatsApp lançou em 2021 a capacidade de enviar fotografias e vídeos de visualização única e que, na prática, permitem aos utilizadores enviarem ficheiros de media que são apagados automaticamente assim que são visualizados pelo destinatário. Agora, o WhatsApp vai expandir esta funcionalidade para mensagens de voz, o que significa que o destinatário apenas poderá ouvi-la uma única vez antes de ser destruída para sempre. Para criar uma destas mensagens de voz que se apagam automaticamente terá apenas de enviar abrir uma conversa (individual ou em grupo, pressionar o ícone do microfone e arrastar para cima e pressionar o ícone que surge acima do botão de enviar assim que tiver terminado de gravar a mensagem. Caso não tenha ainda esta funcionalidade disponível, será uma questão de tempo até esperar que a atualização do WhatsApp chegue ao seu telemóvel.

 
A mais recente campanha da retalhista de moda gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Ativistas pró-Palestina apelam ao boicote da marca.

A hashtag 'BoycottZara' tem inundado as redes sociais, depois de terem surgido apelos de alguns ativistas pró-Palestina para um boicote à gigante do grupo Inditex. A Zara acabaria por ceder, retirando a sua mais recente campanha publicitária, que mostrava imagens que apresentavam semelhanças com os cenários de guerra, e esta terça-feira, 12 de dezembro, recorreu ao Instagram para um esclarecimento oficial.

"Depois de ouvir os comentários sobre a última campanha da Zara Atelier 'The Jacket', gostaríamos de partilhar o seguinte com os nossos clientes: A campanha, que foi pensada em julho e fotografada em setembro, apresenta uma série de imagens de esculturas inacabadas no estúdio de um escultor e foi criada com o único objetivo de mostrar peças de vestuário feitas à mão num contexto artístico", começa por explicar a retalhista de moda, numa publicação feita na rede social Instagram. "Infelizmente, alguns clientes sentiram-se ofendidos por estas imagens, que foram agora retiradas, e viram nelas algo muito diferente do que se pretendia quando foram criadas." Ler mais

 

Uma das opções mais úteis do WhatsApp acaba de ficar ainda melhor

 
Poderá enviar mensagens de voz mais privadas.

O WhatsApp lançou em 2021 a capacidade de enviar fotografias e vídeos de visualização única e que, na prática, permitem aos utilizadores enviarem ficheiros de media que são apagados automaticamente assim que são visualizados pelo destinatário.

Agora, o WhatsApp vai expandir esta funcionalidade para mensagens de voz, o que significa que o destinatário apenas poderá ouvi-la uma única vez antes de ser destruída para sempre.

Para criar uma destas mensagens de voz que se apagam automaticamente terá apenas de enviar abrir uma conversa (individual ou em grupo, pressionar o ícone do microfone e arrastar para cima e pressionar o ícone que surge acima do botão de enviar assim que tiver terminado de gravar a mensagem.

Caso não tenha ainda esta funcionalidade disponível, será uma questão de tempo até esperar que a atualização do WhatsApp chegue ao seu telemóvel.

 

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...