terça-feira, 3 de outubro de 2023

ANA surpreendida por relatório da CTI afirmando que "algumas soluções que não fazem sentido"

 

A ANA, concessionária dos aeroportos portugueses, afirma ter sido surpreendida pelo relatório da Comissão Técnica Independente sobre o Aeroporto Humberto Delgado, afirmando que não ter conhecimento da sua existência. 

"A ANA -Aeroportos de Portugal irá analisar o relatório divulgado pela Comissão Técnica Independente (CTI), que desconhecia", afirma fonte oficial da concessionária, ao Expresso, em reação à publicação do documento pela Comissão que está a estudar a localização do futuro aeroporto.

No estudo, a CTI propõe medidas para melhorar as condições operacionais do aeroporto de Lisboa no curto prazo, nas quais inclui um novo terminal, “face à necessidade de criar alternativas expeditas no curto prazo com impacto mínimo na operação”. Ler mais

 

IMprensa Escrita - 3-10-2023






 

Vienne votera contre la réautorisation du glyphosate par l’UE

 L’Autriche votera contre la proposition de la Commission européenne de renouveler l’autorisation du glyphosate, a confirmé le ministère autrichien de l’Agriculture lundi (25 septembre).

La Commission européenne a présenté sa proposition de réautoriser pour dix ans le glyphosate, l’herbicide le plus utilisé dans l’UE. Les États membres s’apprêtent désormais à se prononcer sur ce texte controversé.

Lors du vote, prévu pour la réunion d’octobre du comité permanent des végétaux, des animaux, des denrées alimentaires et des aliments pour animaux (CPVADAAA) de l’UE, Vienne votera contre le renouvellement, a déclaré lundi le ministère de l’Agriculture du pays à l’agence de presse APA.

Comme l’a confirmé un porte-parole du ministère à Euractiv, le gouvernement autrichien est légalement obligé de voter contre toute autorisation renouvelée du glyphosate au niveau européen à la suite d’une décision prise en 2017 par la commission des affaires européennes du parlement national. (...)

Dispara caça à multa nas estradas


 

"A primeira experiência terá sido em Cascais, há mais de um ano, comenta-se."

 Primeira máquina de reciclagem que troca lixo por dinheiro em Bragança já deu 20 mil euros 

O Sistema de Depósito e Incentivo (SDI), cuja máquina que paga as embalagens de plástico e alumínio ali depositadas, instalada no mercado municipal de Bragança, trocou 13 mil quilos de lixo por mais de 20 mil euros em vouchers de compras no primeiro ano e meio de exploração. 

“Trata-se de um valor significativo que permitiu às pessoas efetuar compras de bens no Mercado Municipal de Bragança, nas lojas aderentes, beneficiando, desta forma, a economia local”, explicou da autarquia liderada pelo social-democrata Hernâni Dias em resposta a um pedido de informação do JN.

O SDI é um projeto-piloto do Município de Bragança em parceria com a Tetra Pak (empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste. A máquina está em funcionamento no mercado municipal desde abril do ano passado “com avaliação global positiva com a adesão a superar as expetativas”, deu conta a mesma fonte. Ler mais

 

Direto ao Consumo

 


RÁDIO VALOR LOCAL

DIRE©TO AO CONSUMO

“Informar para Prevenir”

“Prevenir para não Remediar”

PROGRAMA

03 de Outubro de 2023

I

O ASSÉDIO NOS CONCURSOS 760, 761…

E a fértil imaginação dos publicitários!

RVL

“Quer comprar material escolar? Ligue o 761...

Crianças usadas em publicidade dos concursos 761 da TVI, nas imediações da abertura do ano escolar, num gesto inqualificável que o Professor condenou com veemência.

E, além disso, ao que parece, a RTP regressou aos concursos, depois de os haver cessado aquando de uma intervenção da Provedora de Justiça a tomadas de posição da apDC.

Quer o Professor comentar?

MF

A fértil imaginação das agências de publicidade, aliada à impunidade reinante, permite isto e muito mais:

Envolver crianças em concursos ou jogos de fortuna e azar é do mais bizarro que imaginar se pode.

Aproveitar a época do acesso ao material escolar para incentivar ao jogo é algo de inenarrável!

Os métodos são assediantes.

E já isso viola a Lei das Práticas Comerciais.

Há aqui patente deslealdade!

O que diz o Código da Publicidade no que tange ao emprego de crianças em mensagens publicitárias? Artigo 14.º

Menores

1 - A publicidade especialmente dirigida a menores deve ter sempre em conta a sua vulnerabilidade psicológica, abstendo-se, nomeadamente, de:

a) Incitar directamente os menores, explorando a sua inexperiência ou credulidade, a adquirir um determinado bem ou serviço;

b) Incitar directamente os menores a persuadirem os seus pais ou terceiros a comprarem os produtos ou serviços em questão;

c) Conter elementos susceptíveis de fazerem perigar a sua integridade física ou moral, bem como a sua saúde ou segurança, nomeadamente através de cenas de pornografia ou do incitamento à violência;

d) Explorar a confiança especial que os menores depositam nos seus pais, tutores ou professores.

2 - Os menores só podem ser intervenientes principais nas mensagens publicitárias em que se verifique existir uma relação directa entre eles e o produto ou serviço veiculado.”

É miserável que se usem crianças e suas eventuais necessidades escolares para se publicitar um concurso que, aliás, se socorre da figura do assédio para enredar os espectadores, os pais, os encarregados de educação, na sua trama...

A TVI deveria ter cautelas ao veicular estas mensagens publicitárias. E não dar de barato que as Agências cumprem a lei.

À Direcção-Geral do Consumidor cabe agir intransigentemente para que a lei se cumpra sem excepção. Ler mais

"Da publicidade envolvendo crianças ao peçonhento assédio nos concursos 760/761"


Isto é o Povo a falar - Mário Frota - Compra e venda de consumo

  As relações entre consumidor e vendedor são reguladas por leis que, entre outras coisas, determinam garantia de bom funcionamento e bom es...