quarta-feira, 19 de outubro de 2022

La transformation numérique doit être inclusive, selon un eurodéputé

 

La transformation numérique en Europe doit être inclusive, a déclaré l’eurodéputé Franc Bogovič lundi lors de son discours d’ouverture à la conférence Huawei Connect 2022 à Paris.

« La numérisation peut rapprocher les gens et renforcer les liens sociaux », soulignant que combler le fossé entre les zones rurales et urbaines est un aspect essentiel de toute transformation digitale de grande ampleur. Il a ajouté que « le développement numérique doit contribuer à revitaliser les espaces ruraux dans toute l’UE » grâce à des politiques efficaces.

La numérisation se concentre davantage dans les centres urbains où se trouvent les travailleurs hautement qualifiés, au détriment des zones plus reculées. Un rapport d’orientation du G20 datant de 2019 indique que ce phénomène renforce les inégalités dans le monde tout en freinant la cohésion sociale. Pour être concret : aujourd’hui, seuls 37 % des Européens ont accès à l’internet haut débit. Ler mais

Para os contactos usuais, No interior como na orla, C’os Serviços Essenciais, Os telefonemas são à borla!


A pergunta surge com inusitada frequência: podem as empresas de comunicações electrónicas pelos contactos estabelecidos pelos consumidores cobrar por chamada telefónica um qualquer valor acrescentado? E o mesmo se passa, com efeito, com os mais serviços públicos essenciais.

É que essa forma de proceder desencoraja as pessoas a estabelecer contactos, de resto indispensáveis, para tratar de assuntos inerentes aos seus contratos, sobretudo se as chamadas forem propositadamente demoradas e os valores facturados muito elevados.

O facto é que, ainda que contra lei expressa, os serviços públicos em geral e, em particular, os essenciais, os do catálogo, socorriam-se de linhas com o prefixo 707 para esportular os cidadãos, numa ausência efectiva de sentido de missão.

“É fartar, vilanagem”!

Perante abusos tamanhos, de há muito que a Provedora de Justiça, como se destaca de um dos seus comunicados, se pronunciara ao detectar que havia significativos desvios por parte  de diversos serviços públicos — a saber, de forma meramente exemplificativa, Autoridade Tributária e Aduaneira, ADSE, Direcção-Geral do Consumidor, Instituto da Segurança Social, “Linha de Atendimento Sexualidade em Linha”, “Linha da Juventude” e Lojas do Cidadão — que usavam linhas telefónicas com o prefixo 707, implicando custos elevados para os cidadãos que recorriam a contactos com a administração pública por essa via”.

A Lei 7/2020, mais recentemente, no seu artigo 9.º, proíbe que os serviços públicos, em geral, usem quaisquer linhas de valor acrescentado:

As entidades públicas e empresas que prestam serviços públicos estão impossibilitadas de disponibilizar:

a) Números especiais de valor acrescentado com o prefixo «7», para contacto telefónico dos consumidores;

b) Apenas números especiais, números nómadas com o prefixo «30», ou números azuis com o prefixo «808», para contacto telefónico dos consumidores.”

O que a lei – o DL 59/2021, de 14 de Julho - hoje estabelece, em geral, é um especial dever de informação segundo o qual “qualquer entidade que torne disponíveis linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas facturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos de contacto, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação actualizada relativa ao preço das chamadas”: “principiando  pelas linhas gratuitas e pelas linhas geográficas ou móveis, apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as demais linhas.”

O custo, para o consumidor, das chamadas, no âmbito de uma relação jurídica de consumo, não pode ser superior ao valor da sua tarifa de base.

Por «tarifa de base» se entende o custo de uma comunicação telefónica comum que o consumidor espera suportar de acordo com o respectivo tarifário de telecomunicações.

O fornecedor, no entanto, está obrigado a facultar ao consumidor o acesso a uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, a uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel.

Os fornecedores de serviços públicos essenciais são obrigados a facultar ao consumidor o acesso gratuito a uma linha para contacto telefónico no quadro das relações entre ambos estabelecidas. E, nesse particular, estão naturalmente as empresas de comunicações electrónicas.

Constituem, entre outras, contra-ordenação económica grave, a violação do dever especial de informação a que se alude supra; muito grave, a violação da obrigação de disponibilização de uma  linha telefónica gratuita no que tange aos serviços públicos essenciais.

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO , Portugal

 

Decreto-Lei n.º 72/2022, de 19 de outubro

 


Decreto-Lei n.º 72/2022, de 19 de outubro

Publicação: Diário da República n.º 202/2022, Série I de 2022-10-19, páginas 15 - 20
Emissor: Presidência do Conselho de Ministros
Entidade Proponente: Ambiente e Ação Climática
Data de Publicação: 2022-10-19
Páginas: 15 - 20
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SUMÁRIO
Altera as medidas excecionais para a implementação de projetos e iniciativas de produção e armazenamento de energia de fontes renováveis
TEXTO

Decreto-Lei n.º 72/2022

de 19 de outubro

Sumário: Altera as medidas excecionais para a implementação de projetos e iniciativas de produção e armazenamento de energia de fontes renováveis.

Na comunicação da Comissão Europeia ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões «RepowerEU: ação conjunta europeia para uma energia mais segura e mais sustentável a preços mais acessíveis», estabelecem-se as ações a adotar pelos Estados-Membros com o intuito de acelerar a transição energética, de modo a reduzir a dependência de energias fósseis, designadamente provenientes da Rússia.

O contexto atual tem tido profundas implicações no modelo energético europeu e tem colocado em evidência a necessidade de colocar como prioridade máxima a segurança do abastecimento e normalização dos mercados de energia fortemente influenciados pela subida dos preços, designadamente do gás natural.

O atual contexto e a imprevisibilidade da sua evolução exigem um esforço nacional no sentido de acelerar drasticamente a transição energética, designadamente mediante a instalação de centros eletroprodutores de fontes renováveis, tal como preconizado a nível europeu. Ler mais

Gás? Governo assegura que temos "reservas no máximo" (acima de 100%)

 

O Ministério do Ambiente assegura que os "níveis de armazenamento situam-se nos 108%" e que "não há escassez" no mercado de gás.

As reservas de gás em Portugal estão "no máximo", com os níveis de armazenamento nos 108%, assegurou fonte oficial do Ministério do Ambiente ao Notícias ao Minuto. O Governo garante que não há escassez no mercado, mesmo perante as notícias dos últimos dias que dão conta de uma redução do abastecimento por parte da Nigéria. 

"Portugal tem uma capacidade de Armazenamento total no Carriço de cerca de 3570 GWh, e neste momento os níveis de armazenamento situam-se nos 108%", disse fonte do gabinete do ministro Duarte Cordeiro, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.

Deste modo, "Portugal tem as reservas no máximo e não há escassez no mercado de gás", mas a mesma fonte assegurou que o "Governo está, como sempre, a monitorizar a situação". Ler mais

Imprensa Escrita - 19-10-2022






 

Pensão de alimentos. E se não for paga?

A queixa pode ser apresentada assim que passarem dez dias após a falha de pagamento

Se o progenitor que paga a pensão deixar de o fazer, cabe ao outro reclamar os pagamentos em tribunal. No entanto, terá de provar que existe a obrigação de pagamento, por exemplo, através de acordo escrito ou sentença. Além disso, é preciso demonstrar que o pagamento não está a ser cumprido.

A queixa pode ser apresentada assim que passarem dez dias dez dias sobre a data em que o pagamento da pensão deveria ter sido efetuado.

O pedido de retoma do pagamento deve abranger as pensões de alimentos futuras, e não só as que estão por pagar. Ler mais

Porque é que algumas (muitas) pessoas nunca tiveram Covid-19? A explicação pode mesmo estar num gene

 

Os que têm uma variante do gene HLA, chamada HLA-DQB1*06, produzem mais anticorpos do que quem não tem

Mas eles são casados, vivem juntos, dormem juntos, como é que ele teve Covid-19 e ela não? O meu filho deu-me imensos abraços e beijinhos, como é que não me passou o vírus? Jantei com um amigo que estava infetado, mas não sabia, estivemos sempre a falar, como é que não fiquei doente?

Muitos já fizeram estas perguntas ou semelhantes, depois de, estando perto, muito perto, de alguém infetado, não terem sido contagiados. A Covid-19 continua, e vai continuar, a ser alvo de investigação científica.

A mais recente diz que o gene HLA, mais concretamente uma variação (alelo é a palavra científica) desse gene, denominada HLA-DQB1*06, pode ser a resposta às perguntas iniciais. Ler mais

FBI lança alerta urgente para todos os utilizadores do Gmail

  O Google oferece diversos serviços de forma gratuita: tantos que é difícil não ser um utilizador da empresa. No motor de busca que provi...