terça-feira, 7 de junho de 2022

Alimentos que nunca (mas mesmo nunca) deve pôr no frigorífico

 No Dia Mundial da Segurança Alimentar, que assinala esta terça-feira, 7 de junho, revelamos cinco alimentos que devem ser mantidos longe do frio.  

Desengane-se se pensa que guardar alimentos no frigorífico conserva-os por mais tempo. Nem sempre essa é a escolha mais acertada. Embora o calor possa prejudicar um ingrediente, o frio também o faz.

A pensar nisso, o portal Megacurioso cinco alimentos que não deve guardar pôr no frigorífico. Confira abaixo a lista:

1- Bolo

Os bolos devem ser mantidos em temperatura ambiente, a menos que contenham ingredientes frescos ou que derretam caso não sejam conservados no frio. 

2- Café

A mudança de temperatura pode fazer com que o sabor diminua. Além disso, o café pode absorver odores de outros alimentos.

3- Molho de pimenta

O vinagre e o sal que habitualmente fazem parte desta mistura conservam naturalmente o produto. 

4- Batata

Ao guardá-las no frigorífico, o amido das batatas transforma-se em açúcar e faz com que estas fiquem adocicadas e com uma textura de ‘areia’. O ideal é armazená-las num local fresco e escuro, mais quente que a geladeira e mais frio que a temperatura ambiente.

5- Mel

O mel não precisa de ser guardado no frigorífico, pois possui bastante ácido e um baixo nível de água, sendo resistente às bactérias.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

1.º trimestre. Transporte de passageiros mantém tendência de recuperação

 

O transporte de passageiros manteve a tendência de recuperação no primeiro trimestre, com crescimentos no transporte aéreo, fluvial, ferroviário, metropolitano, rodoviário e de mercadorias, face ao mesmo período de 2021, segundo dados do INE, hoje divulgados.

 Nos primeiros três meses do ano, os aeroportos nacionais movimentaram 8,3 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 465,7%, face ao mesmo período de 2021 e de 212,9% face ao trimestre precedente.

No entanto, comparando com o primeiro trimestre de 2019, antes da pandemia, registou-se uma diminuição de 25,4%.

No período em análise, foram transportados por comboio 37,6 milhões de passageiros e por metropolitano 46,2 milhões, que correspondem a subidas de 94,4% e 135,7%, respetivamente, face ao período homólogo de 2021.

Já comparativamente aos primeiros três meses de 2019, registou-se uma subida de 1,1% e uma descida de 25,8%, respetivamente.

Entre janeiro e março, o transporte de passageiros por via fluvial registou um aumento de 105,2% relativamente ao mesmo período do ano anterior e de 37,2% face ao trimestre precedente, atingindo 3,6 milhões de passageiros.

Face ao primeiro trimestre de 2019, verificou-se uma redução de 25,7%.

Relativamente ao transporte de mercadorias, por via aérea verificou-se um crescimento de 37,2% face ao trimestre homólogo do ano anterior, (+11,9% comparando com o primeiro trimestre de 2019).

Na ferrovia, registou-se um aumento de 5,3% face ao período homólogo de 2021 (+7,5% no trimestre anterior) e uma diminuição de 4,7% face a idêntico período de 2019.

Por via marítima, registou-se um acréscimo de 0,8% face ao primeiro trimestre de 2021 (-1,2% no 4ºT 2021), registando-se também uma redução relativamente ao primeiro trimestre de 2019 (-5,5%).

Por fim, o transporte por rodovia aumentou 8,5% e movimentou 39,9 milhões de toneladas, número idêntico ao do primeiro trimestre de 2019 (-0,03%).

XIV JORNADAS TRANSMONTANAS DE DIREITO DO CONSUMO

 

XIV JORNADAS TRANSMONTANAS DE DIREITO DO CONSUMO
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
08/06/2022 – 10H00
Webinar



A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) e a Delegação de Trás-os-Montes da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) promovem no próximo dia 08 de junho de 2022, em Mirandela, as XIV JORNADAS TRANSMONTANAS DE DIREITO DO CONSUMO, com transmissão online através da plataforma Colibri-Zoom.

A edição deste ano será dedicada a um dos cinco domínios prioritários da Agenda do Consumidor Europeu 2020-2025: a Transformação Digital. Uma oportunidade de debate sobre alguns dos desafios e riscos desta transformação e a proteção dos direitos dos consumidores no ambiente digital.


Programa:
10.00 – Sessão de Abertura
10.30 – “Os criptoativos no mundo imobiliário” (Rafael Parreira, P&A Solicitadores)
11.00 – “Contratos à distância e fora do estabelecimento: novas regras” (Marina Silva, Associação Portuguesa de Direito Digital)
11.30 – “Direito à informação do consumidor, proteção de dados pessoais e utilização de reconhecimento facial para fins de publicidade comportamental” (Fabrício Germano Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
12.00 – “Da Responsabilidade dos Prestadores do Mercado em Linha: as inovações legislativas” (Mário Frota, Associação Portuguesa de Direito do Consumo)
12.30 – Encerramento


Inscrições (gratuitas, mas obrigatórias) em https://tinyurl.com/JornadasConsumoESACT2022

Mais informações: rute@ipb.pt

“Novos instrumentos” não impedem litro de gasolina nos 2,30 euros

 Imposto sobre os Produtos Petrolíferos desceu mas o litro de gasolina aproxima-se ou ultrapassa mesmo os 2,30 euros nesta segunda-feira.

Já deixou de ser novidade há várias semanas mas a variação no preço dos combustíveis volta a verificar-se nesta semana, desta vez com uma subida considerável.

No final da semana passada a estimativa do Ministério das Finanças já apontava para uma subida de 12 cêntimos nos combustíveis, nesta segunda-feira.

O início da semana chegou e, numa averiguação rápida, verifica-se que há postos nos quais o litro da gasolina custa agora 2,30 euros (ou mais, em alguns locais do país). Ler mais

Old arguments risk derailing Europe’s 2030 climate efforts

 

For Europe to safeguard its climate targets and ensure its place in the global automotive sector, more ambitious CO2 standards for cars and vans are needed. Lawmakers should not be distracted by negative arguments coming from some in the industry, argues Julia Poliscanova.

Julia Poliscanova is Senior Director of Vehicles and E-Mobility with the clean mobility NGO Transport and Environment.

Life has returned to the EU quarter in Brussels. Policy wonks and all manner of lobbyists are once again scurrying around in-person gatherings in an attempt to influence a raft of climate laws soon to be voted on by European parliamentarians.

If the political hustle is familiar, so are industry arguments to weaken the ambition of the climate legislation. (...)

Agrifood Brief: From food sovereignty to food security

 

Last week saw France’s agriculture minister, Julien Denormandie, step back from politics altogether after being snubbed for the role of prime minister.

His shoes were quickly filled by Marc Fesneau, who is, despite having a relatively low public profile, well respected in the field of agriculture and received strong backing from the sector.

And, interestingly, alongside a shiny new minister came a shiny new title.

Alimentation’ (‘food’) has been officially dropped from the minister’s title in favour of introducing the term ‘food sovereignty’.

And although the change may seem fairly innocuous, its addition and the justifications behind it say a lot about the future direction of France’s – and the EU’s – agriculture sector. (...)

Risque de famine : l’UA et l’UE adoptent une position commune sur la sécurité alimentaire

 L’Union européenne et l’Union africaine (UA) se sont accordées sur un message commun concernant la sécurité alimentaire qui fait porter la responsabilité des perturbations dans la chaîne d’approvisionnement alimentaire sur les épaules du président russe Vladimir Poutine, alors que des craintes de famine « catastrophique » se font entendre.

« Le message clé est que nous nous exprimons d’une seule voix », a confié une source de l’UE présente dans la salle du sommet à EURACTIV, ajoutant que cela est essentiel s’il y a un espoir de débloquer les couloirs pour les céréales et d’éviter une famine de masse en Afrique.

L’objectif clé est de continuer à faire passer le message que la Russie est la seule responsable de la situation actuelle, plutôt que les sanctions imposées au pays.

« Ce qui est important, c’est que nous soyons totalement alignés sur le message, que ce ne sont pas les sanctions qui mettent à mal le déblocage des grains et des céréales en provenance d’Ukraine, ou des ports, comme celui d’Odessa », a indiqué la source. (...)

IDC ajusta previsões e aponta expansão moderada do mercado de smartphones em 2025

  As novas estimativas sugerem um ano de crescimento controlado, impulsionado sobretudo pelo desempenho da Apple, antes de uma travagem pr...