segunda-feira, 25 de outubro de 2021
sábado, 23 de outubro de 2021
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Ferrari únicos em Portugal
O ACP contou com uma exposição rara em que a Ferrari se destacou. Nesta edição do AUTOCLUBE Jornal mostramos como fazer um check-up rápido ao automóvel para enfrentar o outono. Veja ainda como foi o lançamento do livro "Rallye 125 Anos", que juntou várias figuras do automobilismo. Ver mais
CHUC inaugura nova unidade de hospitalização domiciliária
De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Carlos Santos, “esta forma inovadora de prestação de cuidados de saúde é um passo fundamental na humanização da assistência, que aproxima o Serviço Nacional de Saúde e o CHUC da população que servem”.
“A hospitalização domiciliária constitui uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência clínica de modo contínuo e coordenado a doentes que, cumprindo determinados critérios clínicos, sociais e geográficos, permanecem em segurança internados no domicílio”, lê-se em comunicado divulgado pelo CHUC.
A cerimónia contou com a presença do coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária no Serviço Nacional de Saúde (SNS), Delfim Rodrigues, e da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.
Comissão Nacional de Cuidados Paliativos aposta em quatro eixos no novo plano de ação
O novo plano da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP) aponta os cuidados centrados na pessoa, a formação, a qualidade e a organização como as quatro prioridades de ação para o futuro, adiantou o presidente do organismo.
Com o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos a assinalar-se a 9 de outubro, o presidente da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativo Rui Sousa Silva apresentou em entrevista à agência Lusa as principais linhas da nova estratégia da comissão, que visa aumentar a capacidade de resposta face às necessidades na população e aliviar a sobrecarga das equipas que estão no terreno, assegurando ter “todo o apoio” do Ministério da Saúde.
“Os cuidados centrados na pessoa, basicamente, é o nosso foco sobre a questão da acessibilidade e da sensibilização para a referenciação precoce deste tipo de doentes”, explicou o responsável.
“A nossa visão é da constituição daquilo
que chamámos de plano individual de cuidados paliativos e que se
coaduna perfeitamente com o conceito mais geral, que é o plano
individual de cuidados no Serviço Nacional de Saúde [SNS]”, sublinhou
ainda. Ler mais
Estudo: pandemia agravou as desigualdades na alimentação
Um estudo desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, indica que os hábitos alimentares e de atividade física dos portugueses alteraram-se ao longo dos primeiros 12 meses de pandemia da Covid-19 e que a maioria considera que mudaram para melhor.
O estudo REACT-COVID 2.0 foi agora divulgado, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação. De acordo com o mesmo, 36,8 por cento das pessoas inquiridas reportaram ter mudado os seus hábitos alimentares, comparativamente ao período pré-pandemia.
Destas, 58,2 por cento têm a perceção de que mudaram para melhor e 41,8 por cento para pior. Passaram a recorrer a refeições take-away
(32,2 por cento) e a consumir mais snacks doces (26,3 por cento), mas
também a ingerir mais água (22,3 por cento), hortícolas (18,6 por cento)
e fruta (15,2 por cento). Ler mais
CTT vão dar apoio ao cliente por mensagem privada no Facebook e Instagram
O novo canal nas redes sociais da operadora de correios está disponível todos os dias úteis, das 08h30 às 19h30.
Os CTT - Correios de Portugal anunciaram, esta sexta-feira, que foi criada uma equipa especializada para dar apoio aos clientes através das redes sociais Facebook e Instagram. Os clientes podem colocar as suas questões e "experimentar um atendimento mais personalizado" através de mensagem privada.
"Foi criada uma equipa especializada para prestar Apoio ao Cliente através destes canais, que é responsável por todos os casos que sejam identificados por esta plataforma. Nos últimos três meses conseguimos resolver durante o contacto 93% dos casos apresentados pelos clientes", pode ler-se num comunicado ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
O novo canal nas redes sociais da operadora de
correios está disponível todos os dias úteis, das 8h30 às
19h30. Ler mais
Preço dos ovos quase duplica em três anos, com retalhistas a “esmagarem as margens”
Com 50 focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano, o preço dos ovos já subiu 32%. Subida deriva de vários fatores: gripe av...
-
Um estudo europeu sugere que a saúde reprodutiva deve integrar os currículos do ensino secundário em Portugal, revelou hoje uma das inve...
-
Diário da República n.º 50/2025, Série I de 2025-03-12 Lei n.º 24/2025 Assembleia da República Alteração ao Código da Estrada, aprovado pe...
-
Ter-se-á alguém dado conta de que as facturas das comunicações electrónicas vinham muito “apimentadas” tanto pelo débito de chamadas não e...