segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vem aí… nova reunião com a Senacon

 


A diretoria do BRASILCON recebeu um convite para participar de reunião - no próximo dia 19 de fevereiro de 2021 - entre a Secretaria Nacional do Consumidor e os principais representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

 

A SENACON apresentou a seguinte pauta: 1º encaminhamento da 25ª Reunião, com análise de propostas e manifestações dos representantes sobre temas e desdobramentos; 2º agendamento de reuniões setoriais, com temas escolhidos pelas entidades representativas e a Senacon; e 3º fechamento dos encaminhamentos.

 

O BRASILCON gostaria de contar com a participação dos seus diretores e associados. Para isso, por favor encaminhe as suas sugestões de temas relevantes para integrar a agenda 2021 da SENACON por meio do seguinteformulário, que estará disponível até as 10h do dia 19/02/2021: Ler mais

 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Diplomatura Superior Universitaria en Derecho del Consumidor


 


 

Associação pede inconstitucionalidade da faturação por estimativa



 

Diário de 12-2-2021

      


Diário da República n.º 30/2021, Série I de 2021-02-12

Tempo em frente ao ecrã continua a aumentar. Portugueses passam 5h59 a ver TV

 No passado mês de Janeiro, o tempo médio diário de visionamento de televisão fixou-se nas cinco horas e 59 minutos, em Portugal. Trata-se, de acordo com o Publicis Groupe, de um aumento de uma hora e sete minutos em relação ao mesmo período de 2020.

A Pay TV é a grande vencedora do tempo passado em frente ao ecrã, respondendo por um total de 2h27m no primeiro mês de 2021 (+28 minutos). A SIC, por seu turno, lidera entre as estações transmitidas em canal aberto, com 1h20m (+11 minutos). Seguem-se a TVI e a RTP com 1h12m e 49 minutos de visionamento, respectivamente. A TVI cresceu 11 minutos e a RTP três minutos.

 Os dados constam na análise Screen Scope Janeiro, segundo a qual o reach diário da Pay TV é, contudo, inferior ao da FTA TV: 65% versus 79%. No campo da televisão paga, a CMTV é o canal com maior share, ao passo que a SIC lidera nos canais abertos.

O Publicis Groupe destaca ainda a ascensão de novos comportamentos de consumo de televisão, associados à pandemia mas também à evolução tecnológica desta área: 61% dos portugueses assistiu a conteúdos de streaming em Janeiro e 39% gravou para ver mais tarde.
Quanto à pressão publicitária, verifica-se que a SIC foi, em Janeiro, o canal com maior ocupação publicitária, uma vez que 99% do espaço disponível para este tipo de conteúdos entre as 7h e as 24h esteve ocupado. Lidl, Continente, Rádio Popular, Intermarché e Minipreço são as marcas que mais se destacam.

Ensino à distância: Alunos podem reprovar por faltas às aulas online

O ensino à distância começou esta segunda-feira a nível nacional e os alunos continuam sujeitos ao mesmo regime de faltas do ensino presencial, pelo que se os estudantes ultrapassarem o limite definido nas aulas online, podem reprovar, escreve o Jornal de Notícias (JN).

 A pedido do Ministério da Educação as escolas vão assinalar todas as semanas as faltas injustificadas e também notificar os casos de risco de abandono às comissões de proteção de menores.

A regra de assiduidade não se aplica apenas às aulas, pelo que a não realização dos trabalhos e das tarefas propostas pelos professores, por exemplo, têm também de ser justificados pelos pais. Cada agrupamento é que define as regras de monitorização.

De acordo com o JN, os diretores podem chamar às escolas os alunos sem equipamentos ou sem apoio em casa. “A chamada às escolas irá resultar de uma conjugação de circunstâncias: a falta de equipamentos, a falta de participação, a atitude dos alunos e das famílias perante o plano semanal de trabalho”, explica o diretor do agrupamento de escolas de Ponte da Barca, Carlos Louro, ao jornal.

O limite de faltas no 1.º ciclo é de dez dias (seguidos ou interpolados). Já nos restantes anos é o dobro dos tempos letivos semanais de cada disciplina.


CMVM alerta para esquemas fraudulentos via WhatsApp

  A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a crescente disseminação de recomendações de investimento em grupos de ...