Em causa estão as novas regras de pagamento do imposto, que serão votadas no Parlamento em dezembro. O Governo quer que a cobrança do imposto passe a ser aplicada a todos no mês de fevereiro.
As novas regras para o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) vão fazer com que até 20 mil contribuintes paguem o imposto duas vezes em apenas três meses.
As contas foram divulgadas pelo Jornal de Notícias, que noticia que há "entre 15 a 20 mil" proprietários nestas condições, segundo as associações do setor.
Em 2026, em vez de pagar o IUC no mês da emissão da matrícula de cada automóvel, a data de pagamento do imposto passa a ser igual para todos os proprietários. Será obrigatório liquidar o imposto até ao final de fevereiro.
Por exemplo, quem tem matrículas registadas em dezembro, terá de pagar o IUC até ao último dia deste ano e, logo depois, no início de 2026.
Se o valor do IUC for superior a 100 euros, este pagamento poderá, contudo, ser feito em prestações.
A alteração das regras de liquidação do imposto único de circulação, proposta pelo Governo, será votada no Parlamento em dezembro, com vista a entrar em vigor já no próximo ano.
O IUC é um imposto anual obrigatório pago por todas as pessoas - singulares ou coletivas - com veículos motorizados registados em seu nome.

Sem comentários:
Enviar um comentário