quarta-feira, 11 de junho de 2025

UE apreende mais de 90 milhões de euros em produtos alimentares falsificados em 2024

 Contabilizam-se, neste período, 2.289 milhões de euros perdidos em vendas e quase 5.700 postos de trabalho destruídos anualmente na UE devido à contrafação. A contrafação de bebidas alcoólicas continua a ser um dos maiores problemas.

Uma operação conjunta da Europol-Interpol apreendeu, em 2024, 91 milhões de euros em produtos alimentares falsificados e de qualidade inferior na União Europeia (UE), segundo dados esta quarta-feira divulgados.

 "A operação conjunta Europol-Interpol OPSON, realizada anualmente, resultou na apreensão de produtos alimentares falsificados e de qualidade inferior, no valor de 91 milhões de euros, em 2024", revelou, em comunicado, o Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

Citado na mesma nota, o diretor executivo do instituto, João Negrão, destacou que os alimentos e bebidas contrafeitos são uma preocupação para a saúde pública, defendendo que o respeito pelas normas de qualidade é uma batalha que deve ser travada em conjunto entre as autoridades, produtores e consumidores. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...