quarta-feira, 25 de junho de 2025

Ruído dos transportes provoca 66 mil mortes prematuras por ano na Europa: Em que lugar está Portugal na lista dos países mais afetados?

 

Mais de um em cada cinco europeus continua exposto a níveis de ruído dos transportes considerados perigosos para a saúde, revela o mais recente relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicado esta terça-feira. Segundo o documento Environmental noise in Europe, o ruído associado ao tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo tornou-se a terceira maior ameaça ambiental no continente, logo a seguir à poluição do ar e às temperaturas extremas.

A situação é particularmente preocupante: cerca de 92 milhões de pessoas na Europa estão expostas a níveis de ruído do tráfego rodoviário superiores ao limiar de 55 decibéis (dB) definido pela Diretiva Europeia do Ruído Ambiental (END), que mede o ruído médio ponderado ao longo de um período de 24 horas, com especial atenção para a sensibilidade acrescida durante a noite.

O impacto do ruído ferroviário afeta cerca de 18 milhões de pessoas, enquanto o ruído aéreo perturba diretamente 2,6 milhões de cidadãos europeus. As consequências na saúde pública são graves: o relatório aponta para cerca de 66 mil mortes prematuras anuais associadas ao stress fisiológico e às perturbações do sono causadas pelo ruído, além de inúmeros casos de doenças cardíacas e diabetes. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estudo identifica primeiros casos de 'Candida auris' em Portugal

Uma equipa de investigadores liderada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estudou os primeiros casos confirmados em...