quarta-feira, 25 de junho de 2025

Ruído dos transportes provoca 66 mil mortes prematuras por ano na Europa: Em que lugar está Portugal na lista dos países mais afetados?

 

Mais de um em cada cinco europeus continua exposto a níveis de ruído dos transportes considerados perigosos para a saúde, revela o mais recente relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicado esta terça-feira. Segundo o documento Environmental noise in Europe, o ruído associado ao tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo tornou-se a terceira maior ameaça ambiental no continente, logo a seguir à poluição do ar e às temperaturas extremas.

A situação é particularmente preocupante: cerca de 92 milhões de pessoas na Europa estão expostas a níveis de ruído do tráfego rodoviário superiores ao limiar de 55 decibéis (dB) definido pela Diretiva Europeia do Ruído Ambiental (END), que mede o ruído médio ponderado ao longo de um período de 24 horas, com especial atenção para a sensibilidade acrescida durante a noite.

O impacto do ruído ferroviário afeta cerca de 18 milhões de pessoas, enquanto o ruído aéreo perturba diretamente 2,6 milhões de cidadãos europeus. As consequências na saúde pública são graves: o relatório aponta para cerca de 66 mil mortes prematuras anuais associadas ao stress fisiológico e às perturbações do sono causadas pelo ruído, além de inúmeros casos de doenças cardíacas e diabetes. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Barragens portuguesas em “risco” mas “preparadas”, diz ex-bastonário dos Engenheiros. Que zonas correm maior risco de cheias?

  As descargas em Espanha, conjugadas com as bacias nacionais, podem fazer o caudal dos rios transbordar e alagar zonas ribeirinhas. Saben...