A recente fuga de dados da Worten, que expôs informações sensíveis de clientes e parceiros, poderá resultar num aumento significativo de tentativas de ataques de phishing e esquemas fraudulentos nas próximas semanas. O alerta é dado pela empresa de cibersegurança Check Point Software, que sublinha os riscos acrescidos para os utilizadores cujos dados possam ter sido comprometidos.
Na terça-feira passada, um utilizador identificado como “Alcxtraze” publicou num fórum da dark web uma oferta de venda de uma base de dados alegadamente pertencente à Worten.pt. De acordo com a publicação, o hacker tem em sua posse 9,6 milhões de registos únicos, contendo nomes completos dos clientes, contactos telefónicos, faturas, números de cartões de cliente, tickets de apoio e “muitos outros detalhes”.
A revelação destas informações é preocupante, pois poderá facilitar ataques de engenharia social, incluindo esquemas de phishing como o conhecido “Olá Pai/Olá Mãe”, que tem sido recorrente em Portugal. Este tipo de ataque consiste no envio de mensagens fraudulentas para vítimas, onde os criminosos se fazem passar por familiares em dificuldades financeiras, pedindo transferências urgentes de dinheiro. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário